Buscar

Rita d'Libra, a primeira Drag Queen brasileira intérprete da Língua de Sinais

Artista já trabalhou com Ludmilla, Mc Rebecca, Mateus Carrilho e mais.

Rita D'Libra | Foto: Cesar Lopes

Na segunda-feira, 26 de julho, é comemorado o "Dia do Intérprete de Libras", uma profissão de grande importância que vem ganhando cada vez mais visibilidade nos tempos de pandemia. A Libras (Língua Brasileira de Sinais) é considerada um meio de comunicação e expressão desde 2002 para a comunidade surda.


Natural da cidade de Canoas, Rita d'Libra é a primeira Drag Queen nacional que utiliza Libras como posicionamento social em suas manifestações artísticas, além de naturalizar a língua de sinais nos tempos atuais através de sua representatividade entre a comunidade surda e LGBTQIA+.


Afinal, quem dá vida à persona Rita?

Lenon Tarragô é pedagogo, pós-graduando em Libras e trabalha com teatro inclusivo desde 2012. No ano de 2016, começou com a personagem, tendo escolhido o nome por causa do "poder das Ritas" Lee e Cadilac e o D'Libra por querer utilizar esse idioma nas performances.


Atualmente, desenvolve interpretações em Festivais, Congressos, Palestras e Lives em diversas áreas. Já trabalhou com cantores e artistas da causa LGBTQIA+, como Ludimilla, Inês Brasil, Mc Rebecca, Mateus Carrilho, Kaya Conky, entre outros. Nas redes sociais, já teve interatividades com a Xuxa, Gisele Bundchen, Preta Gil e até mesmo a Rita Cadillac, que é uma grande inspiração para a artista.


Entre os projetos atuais, as elogiadas interpretações de canções populares e os "MEMES" que viralizam na internet, tornando todo conteúdo acessível para o público surdo.

"Muitos vídeos ganham grande repercussão na internet e deixar eles em Libras trás o contexto para a comunidade surda, me sinto na obrigação de incluí-los, assim todos podem se divertir juntos", comenta Rita.

A tradução do vídeo "Pfizer" do canal @essemenino, já contabiliza mais de 430 mil acessos. Um sucesso! Acompanhe Rita d'Libra no Instagram: @ritadlibra.

Informações: SuperTransado | Diego Silva

23 visualizações