top of page
Toca Cultural

Roda de Fotógrafos promove encontro na Biblioteca Pública do Paraná

O evento marca o retorno de um dos maiores encontros de fotografia do país.

Luiz Baltar

A Roda de Fotógrafos promove no próximo dia 22 de agosto um encontro no auditório da Biblioteca Pública do Paraná para celebrar o Dia Internacional da Fotografia. O evento marca o retorno das atividades de um dos maiores movimentos de fotografia do país, realizado de 2012 a 2018 com encontros mensais que reuniram milhares de pessoas e dezenas de palestrantes.


Nesta edição, que celebra os 185 anos de invenção da fotografia, o palestrante convidado será o fotógrafo carioca Luiz Baltar, formado pela Escola de Fotógrafos Populares da Maré, no Rio de Janeiro. Vencedor do Prêmio da Fundação Conrado Wessel de 2016, Baltar trabalha com o que chama de Fluxografias, que transitam entre o território da fotografia documental clássica e da ficção.


"Encontros de fotografia são momentos de troca, aprendizado e inspiração. O evento tem como objetivo fortalecer esse movimento, incentivar a colaboração e contribuir para o crescimento e reconhecimento da fotografial", ressalta o fotógrafo Daniel Caron, um dos organizadores do encontro.

O encontro da Roda de Fotógrafos será realizada no auditório Paul Garfunkel, no segundo andar da Biblioteca Pública do Paraná, que dispõe de 132 lugares. A participação é gratuita, mas é solicitado aos interessados que façam uma inscrição via formulário na internet para que a organização possa acomodar melhor o público. 


Luiz Baltar

Carioca, suburbano, morador dos bairros da zona Norte do Rio de Janeiro, em 2009, começa a fotografar o cotidiano, o processo de remoções forçadas e as ocupações militares em diversas comunidades e favelas por onde transitava. Os temas centrais de seus projetos autorais e documentações fotográficas são território, cultura e direito à cidade.


Luiz Baltar

Com particular interesse em mobilidade urbana, violência policial e direito à moradia. Colabora com publicações impressas e eletrônicas, no Brasil e no exterior, através de fotos e matérias sobre direitos humanos.-Formado em gravura pela Escola de Belas Artes/UFRJ, fotografia pela Escola de Fotógrafos Populares, pós-graduado em fotografia e imagens pela Universidade Cândido Mendes - UCAM e mestre em Linguagens Visuais PPGAV / UFRJ. Fez parte do Programa Imagens do Povo, agência fotográfica e centro de documentação e pesquisa situada no conjunto de favelas da Maré, Rio de Janeiro. Participou do coletivo Favela em Foco e dos projetos Tem Morador e Folia de Imagens, hoje integra o coletivo Fotografia, Periferia e Memória.Trabalha como fotógrafo documentarista e desenvolve projetos autorais no campo da arte contemporânea. Acredita na fotografia como forma de expressão ativista e crítica, daí sua busca em estabelecer um diálogo entre fotografia e questões sociais, sobretudo no que diz respeito ao olhar sobre a cidade.Incorpora as coleções da Midiateca Geraldo de Barros da Escola de Comunicação/UFRJ; Museu de Arte Moderna (MAM)/RJ; Museu de Arte do Rio (MAR)/RJ; Espaço Cultural Porto Seguro/SP; Joaquim Paiva; Maison Européene de la Photographie (MEP); Pinacoteca de Sobral; Museu da Fotografia de Fortaleza; Biblioteca Nacional da França


Em 2016 foi vencedor do Prêmio Fundação Conrado Wessel e Prêmio Brasil Fotografia; 4º colocado no Prêmio Chico Albuquerque categoria outras visões; menção honrosa na categoria Nuestra Mirada no Poylatam e Prix Photo; Prêmio de aquisição Museu da Fotografia de Fortaleza.


Serviço:

Roda de Fotógrafos com Luiz Baltar

Dia 22 de agosto de 2024, das 18h às 19h30

Auditório Paul Garfunkel, no 2º Andar da Biblioteca Pública do Paraná

R. Cândido Lopes, 133 - Centro, Curitiba - PR



Informações: Paula Melech

12 visualizações

댓글


댓글 작성이 차단되었습니다.
bottom of page