São videoartes e videopoemas que estarão em cartaz no Cine Passeio e na Cinemateca.
Quem ficar em Curitiba no fim de semana poderá conferir a estreia de "Portáteis", uma série de vídeos que misturam produção poética e arte digital, criados a partir de dez poemas de diferentes autores, do Paraná e de outras Regiões do Brasil.
O projeto contará com 6 sessões gratuitas e abertas a todos os públicos, sendo quatro delas no dia 7 de Setembro, no Cine Passeio, e duas na Cinemateca, nos dias 8 e 13 de Setembro.
Segundo os produtores, a ideia é trazer para as telas um olhar poético para o videopoema e a videoarte curitibana, explorando o campo das artes, do audiovisual, da performance e da fotografia, com recursos tecnológicos como app de smartphones, IAs, além de colagens, stopmotion, entre outras técnicas.
Os idealizadores e responsáveis pelo projeto são o cineasta Sergio Bertovi e a produtora Ana Talita Borlicoski. Eles explicam que o nome "Portáteis" remete a algo prático, móvel, acessível. Tal qual os antigos quadros renascentistas, o advento das novas tecnologias também possibilita o acesso de novas formas e por toda a parte.
A dupla já produziu outros projetos de videoarte e videopoesia como a série Refúgio Poético, que conta com 3 volumes que reuniu em uma série videográfica mais de 40 poetas de diferentes estados do Brasil.
Para "Portáteis", o projeto recebeu incentivo da Fundação Cultural de Curitiba, da Prefeitura de Curitiba e da Celepar, com o apoio do Colégio Guarda Mirim do Paraná e da Loja Foto Yamasaki, a contrapartida social será realizada na Escola Especial Forrest Gump.
Serviço:
Projeto de videoarte e videopoesia "Portáteis"
Sessões:
7 de Setembro: 11h, 14h, 17h e 19h
Local: Cine Passeio R. Riachuelo, 410 - Centro, Curitiba
Sessões:
8 de Setembro: Às 19h
13 de Setembro - 16h
Local: Cinemateca R. Presidente Carlos Cavalcanti, 1174 - São Francisco, Curitiba
Produção: Hiperbólica (@hiperbolica.prod)
Informações: Marina Ortiz
ความคิดเห็น