top of page
Buscar

Selma Baptista e Jessica Candal lançam livro e documentário sobre Baixo São Francisco

O projeto foi realizado via mecenato subsidiado através da Lei de Incentivo à cultura de Curitiba.|

O projeto mostra o icônico bairro curitibano através de uma perspectiva antropológica, a partir do olhar da cientista social Selma Baptista e da cineasta Jessica Candal. Palco de inúmeras polêmicas, tensões históricas e sociais, o “Baixo São Francisco”- como foi carinhosamente apelidado pela equipe - demonstrou um rico cenário para avaliar a construção identitária da urbanidade curitibana. Além de fornecer uma ampla gama de fatos históricos, que contribuem para um entendimento do contexto contemporâneo, o bairro funciona como palco para manifestações culturais, políticas e sociais.


Selma Baptista escreveu o livro "BAIXO SÃO FRANCISCO: IMPULSOS DE UMA (RE)OCUPAÇÃO URBANA" e Jessica Candal coordenou e dirigiu o documentário "HIP HOP no corre no baixo". Esses dois produtos foram o resultado de um longo período de pesquisa e observação da dinâmica social e histórica que compõem o ethos particular da região.


No documentário, em especial, Jessica segue o cotidiano de dois personagens cativos no bairro, que transitam pela cena hip hop curitibana: Mano Jhow e KBU. Com direção coletiva, o filme tem uma linguagem crua da realidade de diversas ocupações por jovens que povoam a ebulição cultural e social do bairro pela ótica do movimento hip hop.


Assista ao trailer:


Tanto o livro quanto o filme serão lançados oficialmente em formato on-line, nos canais oficiais do projeto, dia 15 de dezembro, às 20 horas. O livro na versão impressa estará disponível para distribuição gratuita em locais parceiros do projeto e inseridos dentro do Baixo São Francisco, a partir do dia 16 de dezembro. São eles: MÃE (Rua Treze de maio, 512); Galeria SOMA (Rua São Francisco, 179); BICICLETARIA CULTURAL (Rua Presidente Faria, 226); e por fim o espaço coletivo SFco179 (Rua São Francisco, 179).

As informações são de Jonas Prates / www.transpira.com.br

37 visualizações

Commentaires


bottom of page