top of page
Buscar

Simon Taylor lança "Curitiba em Traço", neste domingo (10)

Apresentação ao público será nas Arcadas de São Francisco, a partir das 10h.


Simon Taylor (Divulgação)

Um caricaturista urbano que retrata a arquitetura das cidades em estilo livre. É assim que se define o curitibano Simon Taylor, que no próximo dia 10 de dezembro, um domingo, lança seu quarto livro, “Curitiba Em Traço”. A obra tem 100 páginas ilustradas com paisagens e cenários da capital paranaense sob a ótica do artista, além de legendas que contam experiências pessoais de Simon com a cidade.

 

Aos 49 anos, o cartunista já trabalhou nos jornais Folha da Imprensa, Hora H e Jornale, produzindo charges políticas com um estilo bem-humorado. Neste ano, começou a se aventurar na pintura de telas e aquarelas.

 

Seus livros anteriores, “Meus Cases de Sucesso”, de 2013, uma crítica social às loucuras que as pessoas são capazes de fazer em busca do sucesso comercial; e “Caricaturas da Arquitetura” (2017) e “Caricaturas da Arquitetura II” (2019), ajudaram a moldar seu estilo atual.

 

Sobretudo a partir de 2013, quando o artista conheceu o movimento Urban Sketchers e passou a estar diariamente nas ruas, desenhando a arquitetura e as pessoas.  “Eu reúno meus materiais e vou desenhar. Foi daí que veio minha identificação com a cidade, com as ruas, é impressionante, é uma experiência muito rica”, acrescenta. Simon se identificou tanto com o movimento que criou o grupo Urban Sketchers Curitiba, que reúne artistas que desenham a cidade há quase 9 anos.

 

Paranista contemporâneo

Admirador do trabalho do cartunista Henfil e dos pintores paranaenses Theodoro De Bona, Alfredo Andersen e do mais icônico deles, Poty Lazzarotto, Simon Taylor é um autodidata. “Sempre fui de observar muito, olhar as pessoas segurando o lápis”, conta.

Simon Taylor ("Curitiba Em Traço")

Simon Taylor explica como é o processo da pintura sobre as telas, uma técnica mista de cor em acrílica.

“A pintura é feita com tinta, para não perder o traço. Eu seleciono as telas e desenho sobre elas com caneta e nanquim, para depois colorir com tinta acrílica”, explica o artista, que atualmente se define como um pintor paranista contemporâneo.

 

A partir do momento que começou a pintar as telas e aquarelas Simon Taylor conheceu o marchand Robson Krieger, da galeria Studio R. Krieger, que passou a representá-lo. “Eu reconheci no Simon um talento nato, de quem expressa com sua não-linearidade de traços a sutileza de grandes nomes da arte paranaense”, afirma Robson.

 

Com a contracapa escrita por Dante Mendonça, que ocupa a cadeira número 1 da Academia Paranaense de Letras, a obra “Curitiba Em Traço” será lançada no próximo dia 10.12, às 10h, nas Arcadas de São Francisco.

Simon Taylor ("Curitiba Em Traço")

O livro já parte com 600 cópias vendidas, fruto de aquisições feitas pelos patrocinadores do projeto. “Espero que a obra agrade tanto quem mora aqui quanto o turista, ela mexe com a admiração afetiva das pessoas. É isso que espero alcançar com a minha arte, a cidade, o desenho, o humor e a música”, finaliza o artista.

 

Serviço

Lançamento do livro Curitiba Em Traço

Data: 10 de dezembro de 2023

Horário: 10h

Local: Sala Poty Lazzarotto, nas Arcadas de São Francisco - Curitiba, PR.

Endereço: Praça João Cândido, número zero

Oferecimento: Arns de Oliveira Advogados Associados, Cia Ambiental, Desjoyaux Piscinas, Studio R. Krieger, Valore Elbrus e Watchtime



Informações: Leonardo Bessa


17 visualizações

Comments


bottom of page