top of page
Buscar

Sonho se transforma em música pelas mãos de Gibeluca

A canção composta no gênero Lo-fi estará disponível em novembro nos canais digitais da compositora.

Giovanna de Castro Beluca, a Gibeluca (Divulgação)

Explicar o que se processa na mente durante o sono ou entender o que os sonhos significam, mesmo quando eles ganham status científico dado pela psicanálise, continua sendo um mistério. Os conteúdos oníricos foram sempre apropriados como ferramentas para a resolução de problemas, orientações e até para a cura de doenças.


Segundo Sigmund Freud, os sonhos oferecem ao homem a possibilidade de conhecer a alma humana. Sonhar é uma das formas de acessar o inconsciente, parte da mente a qual não temos acesso de forma fácil. Para o psicólogo Carl Gustav Jung, os sonhos vão além da realização dos desejos humanos reprimidos no inconsciente. O sonho mostra a verdade interior e a realidade do paciente como realmente é. Cientificamente, os sonhos são definidos como excitações da imaginação do inconsciente enquanto as pessoas se encontram adormecidas.


No entanto, para muitas pessoas os sonhos podem ser uma inspiração, um insight. Assim foi para Giovanna de Castro Beluca, a Gibeluca, compositora de música sob encomenda e com várias canções em plataformas de streaming.

“Sonhei com a árvore da vida, aquele símbolo sagrado. No entanto, suas raízes estavam todas emaranhadas. Ao acordar desenhei a árvore e percebi que as raízes eram meus antepassados e entendi que precisava conhecê-las. Traduzi essa compreensão em uma música: “Know your roots” (“Conheça minhas raízes”)”, conta Gi Beluca.

A canção composta no gênero Lo-fi estará disponível em novembro nos canais digitais de Gibeluca. “É um projeto que me reconecta com as raízes da minha família e tem tudo a ver com as comemorações do Natal, data muito significativa que envolve nossos entes queridos”, pontua.


Está nos planos de Gibeluca um projeto de composição com canções sob encomenda para presentear crianças e gestantes. “No caso das grávidas, a ideia é criar músicas alegres sobre toda jornada da gestação até o nascimento do bebê, ou sobre como foi encolhido o nome dele ou sobre esse amor de mãe e filho, podendo ter seu gênero musical escolhido pela mãe. A proposta é dar voz ao sentimento dos meus clientes”, observa.


Sobre a artista

Nascida em Curitiba, Gibeluca é hoje é a segunda artista do país a trabalhar com composição de músicas sob encomenda para presentear. O trabalho da compositora e cantora consiste em: ouvir a história da(s) pessoa(s) que será homenageada, escrever um poema com a essência dessa pessoa, enviar o poema para aprovação do cliente e por fim, compor uma melodia exclusiva para dar cor ao sentimento do cliente.


As músicas podem ser em português ou em inglês, e esse é um dos seus maiores diferenciais, já que seu principal concorrente escreve apenas em português. É possível encomendar samba, forró, sertanejo, pop, rock e até música eletrônica, outros estilos podem ser estudados.


As músicas da artista estão disponíveis em seu site www.gibeluca.com.br e em todas as plataformas de streaming (Spotify, Deezer, Amazon Music, Apple Itunes, etc.).


Informações: NCA Comunicação

7 visualizações
bottom of page