Buscar

Teatro Para Ver Além reestreia experiência cênica

Projeto apresenta um mesmo espetáculo sob seis perspectivas diferentes.

Espetáculo "Amanda" terá seis perspectivas diferentes | Foto: Bianca Aun

Iniciado em 2018, o projeto "Teatro Para Ver Além" traz agora uma novidade e será realizado este mês também no campo virtual. O espetáculo solo "Amanda" poderá ser apreciado gratuitamente sob 6 perspectivas diferentes, entre os dias 18 e 27 de junho, pelo Youtube.


Em 6 dias de apresentações, duas sessões diárias, com 12 sessões ao todo, serão propostos novos modos de ver a obra: a cada dia haverá um espetáculo com os mesmos elementos (vocabulários), mas exibidos por diferentes perspectivas. Um jogo entre câmeras será operado pelo diretor de fotografia Kleber Bassa, com o objetivo de promover uma experiência sensorial e perceptiva que possa ampliar as possibilidades de interpretação e apreciação da obra, por parte do espectador.


A trilha sonora, voz importante da criação de cena, é assinada por Márcio Monteiro – criada especialmente para o espetáculo, desde sua estreia em 2015.


Amanda é uma obra cênica que tem texto de Jô Bilac, codireção de Diogo Liberano (na primeira versão, em 2015) e cena da atriz, diretora e pesquisadora Rita Clemente. É a história de uma mulher de meia-idade que perde progressivamente os sentidos e, ainda assim, continua seu cotidiano.

“Não tem nada de improvisação, sequer se trata da efemeridade da linguagem teatral, pelo contrário, trata-se de criar rearticulações que desdobrem os sentidos”, afirma a diretora Rita Clemente.
Foto: Bob Sousa

Amanda participou da peça Fluxorama, em 2013, no Rio de Janeiro, depois transformou-se em um solo independente, em 2015, inaugurando o projeto “Criações de Bolso” do Sesc Palladium. A seguir, fez temporadas em Belo Horizonte e São Paulo, além de participações em festivais, recebendo, em 2017, uma nova composição, para integrar o projeto “Teatro Para ver Além”, por 2 anos, em temporada na Clementtina Plataforma de Criação (MG).


Serviço:

“Teatro Para Ver Além”

Datas: 18, 19, 20, 25, 26 e 27 de junho (sextas, sábados e domingos)

Horários: às 17h e às 20h (duas sessões diárias)*

Local: YouTube

Classificação: 14 anos

Evento gratuito

Adquira seu ingresso: https://www.sympla.com.br/teatro-para-ver-alem__1241133.

*As apresentações serão seguidas de uma conversa com a artista e convidados sobre o processo de criação da obra.


Sinopse

O que você veria se perdesse a visão? Amanda perde os sentidos, um a um, mas continua como se fosse possível, como se fosse fácil, como se fosse engraçado… E, mesmo diante do absurdo de sua vida, trafega entre o trágico e o humor, o real e a ficção.


Ficha Técnica:

Direção Geral, Concepção e Atuação: Rita Clemente

Texto: Jô Bilac

Trilha Sonora Original: Márcio Monteiro

Direção de Fotografia/Transmissão: Kleber Bassa

Iluminação: Régelles Queiroz

Artes Gráficas: Priscila Natany

Assistência de Produção: Analu Diniz

Produção: Clementtina Cultura

9 visualizações