Serão dez shows gratuitos, nas dez Regionais da Fundação Cultural de Curitiba, que fazem parte da tour de lançamento do segundo álbum de Thayana Barbosa.
Entre os dias 27 de outubro e 25 de novembro, a cantora e compositora Thayana Barbosa e o cantor e multi-instrumentista Du Gomide apresentam o projeto TODA PELE em DUO. São dez shows gratuitos em colégios, praças e ruas das dez Regionais da Fundação Cultural de Curitiba. No repertório, as canções de Toda Pele (2021), segundo álbum da carreira de Barbosa, repaginadas por interpretações próprias da dupla.
Com o objetivo de democratizar a arte ao desenvolver diálogo entre os músicos locais e o público curitibano, estabelece um espaço de troca e proximidade, valorizando as produções culturais locais.
“Acredito que a arte é uma ferramenta poderosa de transformação e educação. A importância dos mecanismos de políticas culturais, públicas e/ou privadas, para promover a produção e a circulação de trabalhos que dificilmente conseguem atravessar a barreira da cultura de massa, é essencial para construirmos um Brasil mais rico, plural e diversificado”, explica Thayana.
“É por acreditar na força transformadora da arte que este projeto aposta na música como uma fonte de potência criativa, de cura e transformação social, levando uma experiência artística para um ambiente onde a alegria, a vitalidade e a autoestima, muitas vezes, cedem espaço para o medo, o desânimo e a insegurança”.
O público pode esperar um show com uma sonoridade peculiar, de uma cantora que há 20 anos vem pesquisando as diversidades rítmicas e percussivas presentes nas culturas tradicionais de norte a sul do país, e que em seu trabalho autoral apresenta essas referências em diálogo com a música popular urbana brasileira. Para isto, Thayana Barbosa convidou Du Gomide, que além do violão e guitarra, também faz os vocais e usa recursos eletrônicos para trazer a força percussiva e os graves dos baixos através de sintetizadores, preservando a sonoridade do álbum .
As composições refletem temas contemporâneos da humanidade como o medo, a angústia, a saudade e a solidão, assim como temas urgentes como a violência contra a mulher, a violência contra os corpos periféricos e o extermínio dos povos originários. Toda Pele busca, em suas poesias, transcender as dores por meio da alegria, encontrando força no ato de cantar e dançar coletivamente. Além de refletir através da sonoridade o sentido de brasilidades, miscigenação e ancestralidade.
Serviço:
PROGRAMAÇÃO @ TODA PELE em DUO
REGIONAL BOA VISTA
Data: 27 de outubro
Horário: 20h
Local: Colégio Estadual Santa Gemma Galgani
Endereço: Rua Assis Brasil , 983 - Abranches
REGIONAL CAJURU
Data: 28 de outubro
Horário: 14h
Local: Praça da Rua da Cidadania Cajuru
Endereço: Av. Pref. Fruet, 2150 - Cajuru
REGIONAL MATRIZ
Data: 29 de outubro
Horário: 14h
Local: Casa de Passagem Padre Pio - Praça da Solidariedade
Endereço: R Eng. Rebouças, 875 - Rebouças
REGIONAL TATUQUARA
Data: 31 de outubro
Horário: 14h30
Local: Rua da Cidadania Tatuquara
Endereço: Rua Olivardo Konoroski Bueno, 700, Tatuquara
REGIONAL BAIRRO NOVO
Data: 07 de novembro
Horário: 10h30
Local: Colégio Estadual Iara Bergman
Endereço: Rua Reinaldo de Carvalho Bola, 101, Ganchinho
REGIONAL BOQUEIRÃO
Data: 08 de novembro
Horário: 10h30
Local: Colégio Estadual Professor José Guimarães
Endereço: Rua Presidente Pádua Fleury, 418, Vila Hauer
REGIONAL PORTÃO
Data: 09 de novembro
Horário: 14h
Local: CATI Centro de Atividades Pessoas Idosas - Água Verde
Endereço: Av. Água Verde, 1320, Água Verde
Data: 10 de novembro
Horário: 14h
Local: Liceu Casa Klemtz - Bosque Fazendinha
Endereço: Rua Carlos Klemtz, 523 , Fazendinha
REGIONAL PINHEIRINHO
Data: 10 de novembro
Horário: 19h
Local: Arte na Feira da Praça Zumbi dos Palmares
Endereço: Rua Lothário Boutin, 289
REGIONAL CIC
Data: 19 de novembro
Horário: 15h
Local: Parque Municipal Passaúna
Endereço: Rua Ânelo Marqueto, 2528, Augusta
REGIONAL SANTA FELICIDADE
Data: 25 de novembro
Horário: 14h
Local: a confirmar
SOBRE THAYANA BARBOSA
Thayana Barbosa é cantora, compositora e produtora cultural. Especialista em Canção Popular pela FASM- SP, Licenciada em Música pela FAP-PR. Em Curitiba (PR), mergulhou no universo da cultura popular, integrando o grupo Mundaréu por 15 anos. Com ele esteve no palco com nomes como Lia de Itamaracá, Mônica Salmaso, Renata Rosa e André Abujamra. Esteve em eventos como Projeto Lé com Cré no CCBB (SP), Quintas no BNDS (RJ) , Virada Cultural de Curitiba (PR) e Oficina de Música de Curitiba (PR). Participou da gravação do DVD Clara Crocodilo e Metamorfose, em 2009, com Arrigo Barnabé e a Orquestra à Base de Sopro de Curitiba. Em 2014, lançou Mar de Dentro, seu primeiro álbum autoral. Já em 2018, participou da produção coletiva do álbum UMA, do trio homônimo que a cantora integra, ao lado de Nani Barbosa e Janaina Fellini. Em 2021, lançou seu segundo álbum solo autoral Toda Pele, acompanhada de Simone Sou, Du Gomide, Glauco Solter, Fernando Lobo, Valderval e Luis Otávio. Com a produção musical de Fred Teixeira e participação especial de Carlos Careqa.
SOBRE DU GOMIDE
Du Gomide é bacharel em música popular pela Faculdade de Artes do Paraná (FAP), atua profissionalmente como músico, produtor, arranjador, compositor e instrumentista desde 2006. Lançou seu primeiro álbum All In em 2014, com canções intensas aliadas a um instrumental explosivo. Du Gomide é um dos músicos mais solicitados de Curitiba, pois caminha entre vertentes musicais inusitadas que vão dos beats eletrônicos à guitarrada brasileira. Atua também como produtor musical de artistas que representam a nova cena musical do país. Atualmente desenvolve shows com a utilização do loopstation, plataforma de gravação de trechos musicais em repetição, que permite a execução ao vivo de beatbox, frases, licks e grooves. Sua versatilidade de estilos é o que faz de Du Gomide um músico excepcional. Em 2020 lançou seu segundo álbum Vela Acesa. Com seu trabalho autoral se apresentou no Festival Suave em Ilha Comprida/SP (2014), Musicletada em Curitiba/PR (2014), Corrente Cultural em Curitiba/PR (2015), SEOUL MUSIC WEEK 2017. SEJONG FESTIVAL 2017, Lancaster Music Fest (UK) (2017) e PSICODALIA DE 2015 A 2019.
Informações: Letícia Tie
Comments