top of page
Buscar

Tuyo contempla lança primeiro single de seu próximo disco

"Maravilha é um apelo à absorção do agora. Confira:

Tuyo lança primeiro Single do novo disco | Foto: Walter Firmo

Uma alquimia dos processos que a Tuyo acumulou ao longo dos anos: assim é possível definir “Maravilha”, faixa que debuta o terceiro disco de estúdio de Lio, Lay e Machado. O ímpeto de contemplação impresso na canção é resultado de um mergulho no universo de referências, e dá início às descobertas que se encontram no novo trabalho do grupo, previsto para 2024.


Acompanhado de um videoclipe, o single tem produção musical assinada pelo próprio trio e por Lucs Romero.


Assista:


“‘Maravilha’ é um apelo à absorção do agora, das realidades da vida”, resume Lio. Para eles, observar o presente e se envolver na felicidade das pequenas conquistas é um exercício diário em meio ao frenesi causado pelo imediatismo do século 21.

“Se no meio do caminho a gente não observa a paisagem, a gente esvazia as chegadas, quem antecipa o fim fica sem começo", pontua a cantora.

As composições são resultado de pesquisas que Lio, Lay e Machado realizam em diversas frentes como música, fotografia, cinema, literatura de ficção, filosofia e, o próprio cotidiano. Essas investigações foram responsáveis por criar debates explícitos nas letras, como em “Maravilha” quando o verso “já parou pra pensar que tudo que a gente pensa alguém já parou pra pensar” faz uma provocação aos debates sobre originalidade e cópia — uma conversa sobre o que significa ser original.


Para o trio, a maneira como o artista organiza sua pesquisa e a interpreta é que cria uma nova obra. “Nós não acreditamos em uma criação nunca antes vista pela humanidade. O ineditismo está na forma com que a gente compreende a realidade. O que fazemos é uma alquimia de elementos que já existem. Reinterpretar as coisas em lugar da cópia ou do uso literal das ‘referências’ é o que nos garante a originalidade”, sintetiza Lio.


A faixa é acompanhada por um clipe. Gravado no Rio de Janeiro, o registro é uma representação do estado de maravilha para a banda. “São pessoas reais, vivendo momentos reais”, resume Lio. Laís Dantas, que já colaborou com a Tuyo em outras oportunidades, como na série documental "Fragmentos" e nos videoclipes de “Abismo” e “Zero Coragem”, assina a direção audiovisual de “Maravilha”.


Soma-se aos elementos que compõem “Maravilha” o retrato feito por Walter Firmo. O fotógrafo carioca — conhecido por sua habilidade em capturar expressões e emoções profundas em seus registros, e por eternizar retratos de Cartola, Dona Ivone Lara e Pixinguinha — é quem assina as capas dos singles e do novo álbum da Tuyo, além de participar ativamente da construção das alegorias do novo trabalho do grupo. “Tive a oportunidade de visitar a exposição do Walter e me senti imerso. Pude conhecer mais profundamente as histórias que tinham me formado e a pessoa que desenhou toda a paisagem delas”, lembra Machado, que completa: “o novo disco nasce documentando nossa história e é uma sorte pra nós que ela encoste na do Walter e seja desenhada por ele também”.


"Maravilha" debuta o terceiro disco de estúdio da Tuyo e indica que Lio, Lay e Machado estão diante de um momento novo, fresco e singular na entrega musical do trio. O terceiro trabalho de estúdio da Tuyo está previsto para o primeiro semestre de 2024.

Ficha Técnica Tuyo: Lio, Lay e Machado Direção: Laís Dantas Direção Criativa: Fefa Mesquita Edição: Higor Cabral Câmeras: Fefa Mesquita, Laís Dantas, Lio, Lay, Machado, Marina Amano, Shirley Zhu Elenco: Lay, Lio, Machado, Laís Dantas, Marina Amano, Fefa Mesquita, Shirley Zhu, Lívia Milhomem, Chrisley Hernan, Renato Cunha, Thaís Huguenin Marinheiro: PC Lettering: Laryssa Ramos e Lucas D'ascenção Agradecimentos: Tommy Hilfiger e Zuruca’s Compositores: Lio, Lay, Machado e Lucas Romero Produção Musical: Lio, Lay, Machado e Lucas Romero Mixagem: João Milliet, Lucs Romero Masterização: João Milliet Assistente Mix e Master: Dani Mariano


Informações: Carol Pascoal

9 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Комментарии


bottom of page