top of page
Buscar

Uma trupe musical animada e colorida vai circular o Paraná

Sopros, tambores e arlequins. Apresentação musical terá participação especial do multi-instrumentista Carlos Malta.

Arlequins, Marina Prado | Foto: Marcia Kohatsu

Um espetáculo musical lúdico que resgata a alegria dos coretos com músicos fantasiados de personagens da Commedia dell’arte e interpretando composições próprias ao lado de clássicos de Chiquinha Gonzaga e Noel Rosa. Essa é a proposta do projeto Sopros, tambores e arlequins que vai circular por cinco cidades paranaenses - Rio Negro, Lapa, União da Vitória, Castro e Santo Antônio da Platina entre 8 e 12 de junho, respectivamente.


No palco uma trupe colorida e animada proporciona ao público uma viagem musical e cênica pelos coretos do Brasil com a participação especial do multi-instrumentista Carlos Malta.


Durante a apresentação, o público vai acompanhar a história de Marcelita Flores, uma jovem colombina cheia de talentos que decide fugir com uma trupe de Arlequins, seres enigmáticos que vivem entre o real e o imaginário. Ela sonha em ser maestrina, tocar flauta, viver livremente com seus novos companheiros de jornada. Mas nem tudo são flores para a artista que tem que fazer malabarismo e vive na corda bamba para apresentar sua arte.


Sopros, tambores e arlequins traz uma banda formada por alguns dos principais músicos do Paraná. Além de Marcela Zanette (flautas), estão em cena Rodrigo Milek (clarinete), Renan Bragatto (acordeon), Fernanda Cordeiro (trombone), Audryn Souza (trompete), Lauro Ribeiro (tuba) e Denis Mariano (bateria). O grupo fica completo com a atriz Mariana Zanette, os artistas circenses Marina Prado e Fábio Salgueiro, e a participação de um dos maiores ícones da música instrumental brasileira da atualidade: Carlos Malta.


Arlequins, Fabio Salgueiro | Foto: Marcia Kohatsu

A direção artística do espetáculo é de Mariana Zanette. Ela conta que, além da música festiva dos coretos, o show vai apresentar inserções teatrais e circenses. “Nós também preparamos um pequeno roteiro cênico para os músicos, que estarão fantasiados como personagens da Commedia dell’arte. Isso cria um tom lúdico e mágico ao espetáculo”.


A flautista Marcela Zanette, produtora do espetáculo, lembra que desde o início da colonização europeia as bandas de música frequentam a alma brasileira, com toda a alegria típica da música nas praças, nos coretos e nas festas de rua, tornando-se um patrimônio cultural.


“Nosso show vai trazer a cinco cidades paranaenses muita alegria apresentando ao público o entusiasmo da música das antigas bandinhas de coreto, valorizando autores brasileiros, composições próprias e o amor pela música”. E, para finalizar, ela lembra um trecho de sua personagem Marcelita Flores: “Quem sonha de olhos fechados, dorme. Quem sonha de olhos abertos, vive!”.


Sopros, Tambores e Arlequins é voltado para crianças, jovens e adultos por ser um espetáculo multimídia, plástico e encantador. Faz a gente sorrir, imaginar, querer fugir com a trupe. Faz a gente concluir que viver é preciso, fazer arte é necessário e sonhar é fundamental. O projeto foi viabilizado pelo PROFICE - Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura – da Secretaria de Comunicação Social e Cultura. Governo do Estado do Paraná. Apoio Copel.

Serviço:

Sopros, tambores e arlequins. Apresentação musical com participação especial do multi-instrumentista Carlos Malta.

Classificação etária: Livre. Duração 75 min.


Dia 08/06, quarta-feira, às 19h30- Rio Negro - Cine Teatro Antônio Cândido (Rua Juvenal Ferreira Pinto, 2070 – Anexo ao Parque Ecoturístico) Municipal São Luís de Tolosa). Entrada 1kg de alimento não perecível


Dia 09/06, quinta-feira, às 17 horas - Lapa - Auditório da Escola Municipal Dr. Manoel (Rua XV de novembro, 35 – Centro). Entrada 1kg de alimento não perecível


Dia 10/06, sexta-feira, às 19 horas - União da Vitória- Cine Teatro Luz (R. Carlos Cavalcante, 124) Entrada 1kg de alimento não perecível


Dia 11/06, sábado, às 19 horas - Castro- Parque Lacustre (R. Mariana Marquês – Centro) – Entrada gratuita


Dia 12/06, domingo, às 19 horas- Santo Antônio da Platina- Casa Cultural Platinense (Av. Oliveira Motta, 815 – Centro) Entrada 1kg de alimento não perecível

ATENÇÃO: No mesmo dia das apresentações, serão oferecidas duas oficinas gratuitas.

Esculpindo Vento - com Carlos Malta Voltada para músicos em geral (tragam seus instrumentos!)

Palhaçaria e Corpo – com Marina Prado e Fábio Salgueiro (aberto ao público a partir dos 16 anos).



Informações: Rodrigo Browne

17 visualizações

Comentarios


bottom of page