top of page

Vai pra Floripa? Além das praias, conheça também a Fundação Cultural BADESC

Toca Cultural

Pinturas, peças em cerâmica e uma homenagem ao cinquentenário da ACAP integram o calendário expositivo.

A Fundação Cultural BADESC fica no Centro de Florianópolis. crédito Victoria Beatriz.jpg
A Fundação Cultural BADESC fica no Centro de Florianópolis. | Foto: Victoria Beatriz

Localizada no Centro de Florianópolis e prestes a celebrar 19 anos de atuação, a Fundação Cultural BADESC, está com três exposições abertas para visitação gratuita. As mostras, duas individuais e uma coletiva, fazem parte do calendário expositivo do espaço considerado um dos mais importantes de Santa Catarina, quando o assunto é arte contemporânea.

 

Até o dia 6 de março é possível ver de perto, no Espaço Paulo Gaiad, obras inéditas do artista Tauan Gon na exposição “Cruzos Opacos”. Selecionada na Chamada Pública Paulo Gaiad – 1ª exposição individual – 2024, a mostra apresenta pinturas, caderno do artista e um vídeo. Segundo Tauan, a individual abrange um recorte da produção e pesquisa em pintura desenvolvida durante o ano de 2023 e início de 2024.


Cruzos Opacos, exposição do artista Tauan Gon. crédito Victoria Beatriz.jpg
Cruzos Opacos, exposição do artista Tauan Gon. | Foto Victoria Beatriz

Já o Jardim da Fundação Cultural BADESC recebe até o dia 27 de março a exposição “Destroços em Gaza”, do artista Canabarro. Com curadoria de Isabela Mendes Sielski, um dos precursores da cerâmica artística em Florianópolis e em Santa Catarina apresenta pela primeira vez uma exposição individual na Fundação. Toda inédita, a mostra apresenta peças em cerâmica confeccionadas em 2024, e outras em 2023.

 

Destroços em Gaz de Canabarro. crédito Victoria Beatriz.jpg
Destroços em Gaz de Canabarro. | Foto Victoria Beatriz

No Espaço Fernando Beck os visitantes podem ver 26 obras que integram a exposição “Max Moura – Desdobramentos de Uma História: ACAP 50 Anos”. Com curadoria de Anna Moraes e Meg Tomio Roussenq, e a participação da curadora convidada Rosângela Cherem, a mostra que presta uma homenagem para o artista Max Moura, falecido em 2009, abre as comemorações do cinquentenário da Associação Catarinense dos Artistas Plásticos (ACAP).

 

Exposição Max Moura – Desdobramentos de Uma História ACAP 50 Anos na Fundação Cultural BADESC. crédito Victoria Beatriz.jpg
Desdobramentos de Uma História ACAP 50 Anos na Fundação Cultural BADESC. (Foto: Victoria Beatriz)

Os artistas contemporâneos e que integram atualmente a ACAP: Andrea V Zanella, Angela Vielitz, David Ronce, Eliane Veiga, Fabio Fialho, Gabriela Luft, Gavina, Gelsyr Ruiz, Júlia Steffen, Maria Esmênia, Pedro Gottardi, Ricardo do Rosário e Rodrigo Gonçalves foram selecionados e convidados a ressignificar a obra de Moura, reelaborando preocupações, suportes e poéticas de trabalho dele para o tempo presente. A coletiva pode ser visitada até 27 de março.

 

Serviço:

A Fundação Cultural BADESC fica na Rua Visconde de Ouro Preto, 216, no Centro de Florianópolis.

O horário de visitação é de segunda a sexta, das 13h às 19h.

No site o fundacaoculturalbadesc.com é possível conhecer mais sobre a programação e fazer agendamentos para as atividades de arte-educação. 



Informações: Juliano Zanotelli

Comentários


Os comentários foram desativados.
bottom of page