Concerto raro: obra icônica de John Cage, com Lilian Nakahodo e Grace Torres, Teatro Paiol, Curitiba
Imagens do concerto 'Sonatas e Interlúdios Para Piano Preparado', do norte-americano John Cage, executado pelas pianistas Grace Torres e Lilian Nakahodo, no Teatro Paiol em Curitiba, Paraná. Elas foram as primeiras e únicas pianistas da América do Sul a gravarem a composição por inteiro, ao vivo.
A obra raramente é executada na íntegra em público e esta foi o último concerto da turnê que já passou por cidades como: Rio de Janeiro (RJ), Uberlândia (MG), Porto Alegre (RS) e São Paulo (SP).
Parafusos (de diferentes tipos e tamanhos), porcas, pedaços de plástico e borracha milimetricamente colocados entre as cordas de um piano de cauda fazem parte da complexa preparação para esta execução.
A preparação do piano, que demora de duas a três horas para ficar pronto conforme as precisas indicações feitas por Cage, as quais chamou de bula, no caderno das partituras impressas da obra, é o grande desafio do trabalho. Composta entre 1946 e 1948 com 16 sonatas e 4 interlúdios, a obra, uma das mais representativas do repertório erudito do século XX, revela a identificação de Cage com o pensamento indiano e dialoga com sonoridades das orquestras de gamelão da Indonésia.
Considerada como uma das melhores realizações de Cage, o objetivo da obra é expressar os nove estados emocionais, experimentados por qualquer ser humano, de acordo com a tradição hindu, conhecidos como rasa, são eles: o heróico, o erótico, o maravilhoso, o cômico, o patético, o furioso, o terrível, o abominável e a tranquilidade.
Sobre John Cage (1912-1992) foi compositor, teórico musical experimentalista, escritor, multiartista. Investigador incansável, foi pioneiro da música de acaso ou aleatória, da música eletrônica, do uso de instrumentos não convencionais, bem como do uso não convencional de instrumentos convencionais. Considerado uma das figuras chave nas vanguardas artísticas do pós-guerra, contribuiu de forma decisiva para o desenvolvimento estético da música no século XX abrindo caminhos para outros compositores eruditos experimentarem sonoridades variadas. Sua obra mais conhecida é 4’33” (1952), peça precursora da arte conceitual por não executar uma única nota musical, ao apresentá-la os músicos não tocam nada, ficam quietos diante do instrumento durante o tempo especificado no título.
Suas maiores influências vêm da Ásia, estudou filosofia indiana e zen budismo nos anos 40. O I Ching, texto clássico chinês, foi uma importante ferramenta de composição para ele.
Influenciou muitos artistas de todo o mundo e integrou o movimento Fluxus, que abrigava artistas plásticos e músicos.
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