08 de Junho passa a ser o Dia Estadual do Heavy Metal no Paraná
top of page
Buscar

08 de Junho passa a ser o Dia Estadual do Heavy Metal no Paraná

Data foi escolhida para homenagear André Matos. | Por: André Molina |

A Lei foi sancionada esta semana no Paraná e estabelece a data de 08 de junho como o “Dia Estadual do Heavy Metal”, em homenagem ao cantor, compositor, pianista e maestro brasileiro, André Matos, que faleceu no dia 08 de junho de 2019. Ele formou bandas como Viper, Angra e Shaman, com grande sucesso no exterior.


A proposta foi apresentada devido ao reconhecimento do estado do Paraná ao músico brasileiro que teve carreira artística vitoriosa no Japão, Estados Unidos e países da Europa, com milhões de discos vendidos e inúmeros shows realizados.


A ideia do projeto segundo o parlamentar Douglas Fabrício, autor da matéria, veio de uma petição de fãs do cantor publicada na internet solicitando a homenagem em âmbito nacional com milhares de assinaturas. Em São Paulo, por exemplo, a lei estadual já está regulamentada. A proposta também tramita em outros estados como Espírito Santo.


Apoio do segmento


Após apresentar o projeto na Assembleia Legislativa em 2019, Douglas Fabrício participou das comemorações do “Dia Mundial do Rock” no Angra Friends, realizado no no dia 13 de julho de 2019 em São Paulo, a convite do então empresário Paulo Baron, do Angra e Shaman (ex-bandas do André Matos), onde conheceu o guitarrista Rafael Bittencourt (líder do Angra). Na ocasião, o parlamentar recebeu apoio dos músicos e do empresário, que destacou a importância da iniciativa para valorização do rock e da cultura brasileira.


Turismo


Após a criação da Lei, o deputado argumentou que o “Dia Estadual do Heavy Metal” deverá auxiliar o turismo local com a realização de eventos do segmento, shows locais, nacionais e internacionais e confraternização de admiradores. Infelizmente ele destaca que no ano da publicação da Lei, a data não deverá ser comemorada como devia, por causa da pandemia do Coronavírus.

“Infelizmente neste dia 08 de junho será difícil comemorar em shows. Será em casa. Mas estamos planejando uma Live com músicos e amigos que contribuiram com nossa proposta. Não deixaremos passar o dia 08 de junho em branco. E esperamos que ano que vem possamos celebrar com toda a grandeza que merece”, diz o deputado que já foi secretário estadual de Turismo e Esporte.
15 visualizações
bottom of page