10 espetáculos disruptivos que estão na programação do 32º Festival de Curitiba
top of page
Buscar

10 espetáculos disruptivos que estão na programação do 32º Festival de Curitiba

Peças da Mostra Lúcia Camargo e do Fringe que quebram com a linguagem tradicional em dramaturgias contemporâneas.

Meu corpo está aqui | Foto: Renato Mangolin

O Festival de Curitiba deste ano trará espetáculos com temáticas contemporâneas que desafiam o público além do entretenimento, muitas vezes rompendo com a linguagem do próprio teatro. Separamos dez peças e performances que vão levar o público a pensar e questionar sobre gênero, inclusão, diversidade, sustentabilidade e outras questões importantes.


Confira as dicas da Assessoria do Festival:

 

“Meu Corpo Está Aqui” - peça da Mostra Lucia Camargo, traz quatro atores com deficiência (PCDs) e suas histórias íntimas.

Data: 30 de março, às 20h30, e 31 de março, às 19hLocal: Teatro José Santos (Rua 13 de Maio, 655 - São Francisco)

Classificação: 16 anos

Contém cenas de nudez

 

“Ühpü” - apresenta uma cerimônia indígena da Mostra Lucia Camargo, tradicional do povo tukano, diretamente do coração da floresta.Datas: 6 de abril às 20h30 e 7 de abril às 19hLocal: Museu Paranaense (Rua Kellers, 289 - São Francisco)Classificação: Livre

 

"Apenas o Fim do Mundo" - utiliza o conceito de site-specific, termo em inglês para obras criadas para um ambiente determinado em que a encenação dialoga com o espaço enquanto o percorre.

Datas: 3, 4 e 5/04, às 16h30 e às 20h30 (ingressos esgotados)

Local: Palácio Garibaldi (Praça Garibaldi, 12 - São Francisco)

Classificação: 14 anos 

Duração: 120 min

 

“Sede de Sangue” - as adversidades enfrentadas por uma jovem mulher surda diante de um mundo que gira em torno do poder masculino é um dos destaques na Mostra Surda de Teatro

Data: 30/03, às 21 horas

Local: TUC - Travessa Nestor de Castro, s/nº

Ingressos gratuitos devem ser reservados pelo whatsapp (41) 98909-6897

Classificação: 18 anos

Contém cenas de sexo

 


Apenas o fim do mundo - Foto Cacá Bernardes - Magiluth Grupo de Teatro

“Alomorfia - Mutações Neobarrocas in Progress” - nesta performance em mobilidade, o público é guiado por um tarot inédito semelhante a um passeio turístico.

Datas: 27/02, às 12h (Praça Santos Andrade) e às 18h (Praça 19 de Dezembro); 28/03, às 12h (Bebedouro do Largo da Ordem e 17h (Praça Osório - Boca Maldita)

Gratuito

 

“Chá de Fúrias” - a performance do Teatro da Sacola une audiovisual, mitologia grega, textos de filosofia grega, dança japonesa Butoh e ritos afro-brasileiros

Datas: 05/04, às 17h30 (Praça Generoso Marques), 06/04, às 17h30 (Praça Santos Andrade) e 07/04, às 17h30 (Bebedouro)

Gratuito

 

“Horário Comercial” - num espaço público o performer trabalha durante 8 horas amarrando e desamarrando nós em um cabo sem construir ou concretizar nada.

Data: 27/07, às 9 horas (Praça Santos Andrade - ao lado da Estação Tubo)

Gratuito

 

“Ubumpuru Transversal - Uma Corpa Marginal” - nesta performance, uma corpa travesti, não-binária, racializada e periférica ressignifica no hoje o corpo que antes foi exposto.

Datas: 04 e 05/04, às 20h (Ruínas de São Francisco)

Gratuito

 

“(Des)terro” - entre danças, cantos e contos, cinco mulheres resgatam a ancestralidade feminina num ritual de busca pela cura.

Datas: 01 e 02/04, às 18h (Chácara de Vidro - Campo Largo). Haverá transporte gratuito para o local, saindo do Teatro Laboratório da  FAP (Rua dos Funcionários, 1756 - Cabral)

Gratuito

 

“Darma Aberto (no Vórtice dos Ossos)” - o artista desenterra dezenas de quilos de pedra como num ritual  que se retira os cadáveres dos antepassados de suas sepulturas

Data: 04/04, às 19h, (Casa Hoffmann - Dr. Claudino dos Santos, 58, Largo da Ordem)

Pague quanto vale

 


Informações: ANDRÉ NUNES


7 visualizações
bottom of page