top of page
Buscar

12ª edição Diversão em Cena apresenta “Clarice Matou os Peixes”

Apresentações serão dias 5 e 6 de novembro, no Auditório Antônio Carlos Kraide/Portão Cultural.

Clarice Matou os Peixes | Foto: Iuri Fonseca

Após passar por São Francisco do Sul e Joinville, chega neste final de semana a Curitiba a 12ª edição do programa Diversão em Cena. São oficinas e apresentações gratuitas do espetáculo “Clarice Matou os Peixes”, com direção de Letícia Guimarães da Cia do Abração.


Com apoio da Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura Municipal de Curitiba, a curta temporada na capital paranaense será neste fim de semana, com apresentações no sábado (05 de novembro) e no domingo (06 de novembro), às 16horas, no Auditório Antônio Carlos Kraide/Portão Cultural (Av. Rep. Argentina, 3430).

No palco, Clarão, Clarito e Esclarecida, três divertidos ‘clowns’, questionam qual deles seria o culpado pela morte dos peixinhos e refletem sobre a ligação de cada personagem com os seus animais de estimação. Buscando equilibrar dramaticidade e sensibilidade, dentro do contexto do universo infantil, o espetáculo proporciona ao público uma experiência poética, tratando de maneira lúdica e delicada temas profundos como a morte e o sentimento de perda.

Foto: Daniel Castellano

Sempre fundamentada nos princípios socioconstrutivistas, a Cia do Abração propõe um espetáculo sob as técnicas da contação de histórias, abstração e manipulação de objetos e teatro de sombras. Por meio da pedagogia do amor, que encontra suas bases no processo Montessoriano, a poesia está acompanhada da abstração e manipulação de objetos do cotidiano, método que o grupo encontrou para traduzir o amor e conduzir o espectador ao universo lúdico da criança.

A busca pela simplicidade e poesia, é materializada no cenário, que traz três biombos que formam peixes, em “patchwok”. Ainda compõem a cena, tubos azuis de tecido, que são manipulados durante a narrativa. Para completar o conceito dramático, uma estante sustenta pequenos potes de vidros com água e uma simbólica máquina de escrever. A cor predominante é o azul, em seus variados tons, aludindo ao elemento água, símbolo eleito para metaforizar a vida. O espetáculo coleciona diversos prêmios, como Prêmio Governador do Estado do Paraná – Troféu Gralha Azul, na categoria de melhor espetáculo infantil em seu ano de estreia (2011). Ainda neste mesmo ano, consagrado pelo público e pela imprensa, foi eleito pela Gazeta do Povo - um dos cinco melhores espetáculos teatrais. Desde então já circulou por 5 estados, realizando apresentações em 13 cidades.

SERVIÇO

12ª edição Diversão em Cena - “Clarice Matou os Peixes” Apoio Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura Municipal de Curitiba Local: Auditório Antônio Carlos Kraide/Portão Cultural (Av. Rep. Argentina, 3430 - Água Verde) Data: 05 e 06 de novembro de 2022 (sábado e domingo) Horário: Abertura do teatro: 15h / Início do espetáculo: 16h Classificação etária: Livre Valores Ingressos: Gratuito Retirada de ingressos: A partir de 1h antes do espetáculo com limite de até 15minutos antes do seu início, na bilheteria do teatro ou através do aplicativo do Diversão em Cena. Limite de 2 ingressos por pessoa.

Informações: Ana Paulla Righetto

5 visualizações
bottom of page