Buscar

Concerto celebra amizade entre paranaenses e japoneses


O show será realizado em comemoração aos 45 anos de parceria entre a província de Hyogo e o Paraná. As cantoras Masami Ganev e Luiza Wuadem se apresentam com a Orquestra Filarmônica de Curitiba, sob a regência do maestro Alexandre Brasolim, e um grupo de Taikô, instrumento de percussão tradicional das tribos primitivas japonesas.


O tratado diplomático foi implantado em 1970 e, desde então, promove um intercâmbio entre as comunidades paranaense e japonesa nas áreas de educação, agronomia, cultura e meio ambiente.

“No repertório teremos destaque para canções folclóricas japonesas como Sakura, Akatombo e Chiisai Aki Mitsuketa na voz de Masami Ganev. Já a cantora Luiza Wuaden traz a melodia paranaense de Bento Mossurunga, como Tristeza do Pinheiro, Ondas do Iapó e Luar da Mata. O Grupo Nikkei - Curitiba enriquecerá o concerto com os Taikos. Os acordes serão dados pela Orquestra Filarmônica de Curitiba (OFC)”, diz Brasolim.


“O concerto trará para o palco a aliança entre Hyogo e o Paraná através do som da Orquestra que se unirá à beleza da dança japonesa e ao ritmo dos Taikos. A soprano Masami Ganev traz na performance toda delicadeza da cultura japonesa e Luiza Wuaden encantará com repertório paranaense”, conta Cristine Marquardt, diretora artística do evento.


O Concerto comemorativo aos 45 anos da aliança entre Hyogo e Paraná será nesta quarta-feira, dia 20, às 20h30, no Guairinha (Rua XV de Novembro, 971).


Os ingressos são gratuitos, mas devem ser retirados antecipadamente no Consulado Geral do Japão em Curitiba (Rua Marechal Deodoro, 630 - 18 Andar, Sala 1804). Também podem ser reservados através do email: cultura@c1.mofa.go.jp, mediante informações de nome completo e contatos.

(Foto: Daniel Carvalho)


2 visualizações