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Até o dia 03 de julho, fica em cartaz na Galeria da Caixa Cultural (Rua Conselheiro Laurindo, 280), a exposição "A brasilidade na fotografia de Pedro a João". A mostra de fotos da família imperial reúne imagens desde os tempos de Dom Pedro II. Em destaque, o público confere um registro fotográfico da missa realizada no Campo de São Cristóvão, no Rio de Janeiro, quatro dias depois da assinatura da Lei Áurea. O evento reuniu naquela época 30 mil pessoas, inclusive o escritor Machado de Assis, recentemente identificado na foto, entre outros personagens da História do Brasil.
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Inspirada na sensibilidade dos registros fotográficos dos grandes laboratórios do século XIX no Rio de Janeiro e na Europa e com curadoria de José Carlos Simões, a exposição aborda a chegada da fotografia/daguerreótipo ao Brasil, pelas mãos de Louis Compte, em janeiro de 1840, bem como sua apresentação ao então Imperador Dom Pedro II. Este tornou-se um grande entusiasta da fotografia. Ainda aos 14 anos de idade, passou a ser um incentivador da técnica no país, proporcionando sua promoção promovido e difusão no Brasil. Os registros fazem parte da coleção histórica de Dom João de Orléans e Bragança sob a guarda do Instituto Moreira Salles, além de acervo pessoal e algumas peças do Arquivo Nacional.
Uma das fotos mais emblemáticas da exposição é o curioso retrato de Dom Pedro II em que ele aparece duas vezes, frente a frente consigo mesmo. A obra foi realizada por meio de dupla exposição pelo estúdio carioca Carneiro & Gaspar. A imagem comprova a cumplicidade criativa que o ligava aos melhores profissionais de seu tempo. Nenhum outro dirigente da época teria cogitado uma brincadeira desta natureza, ignorando o protocolo e as questões de hierarquia, controle da imagem ou obediência às convenções sociais. Vale lembrar também que é Dom Pedro II o responsável pela primeira selfie do Brasil.
Entre outras imagens que fazem parte da mostra está a foto da Família Imperial na varanda da casa da Princesa Isabel, em Petrópolis, pouco tempo antes de deixar o Brasil rumo ao exílio. Esse teria sido o último retrato antes da instauração da República. Há ainda a Princesa em uma abordagem intimista, tocando piano em sua residência. Um registro feito por Marc Ferrez, por outro lado, mostra uma vista panorâmica do Rio de Janeiro a partir do Mirante Dona Marta, mostrando as enseadas de Flamengo e Botafogo em seus tempos remotos.
A visitação é gratuita e pode ser feita de terça a sábado, das 10h às 20h, e Domingo, das 10h às 19h.