Buscar

Orquestra Sinfônica do Paraná recebe músico da Filarmônica de Berlim


O concerto deste domingo do Teatro Guaíra, 12, da Orquestra Sinfônica do Paraná, sob regência do maestro Stefan Geiger, terá a participação do oboísta alemão Christoph Hartmann. A obra escolhida, Concerto para oboé, em dó maior, foi composta por Mozart inicialmente para oboé e mais tarde transcreveu para flauta, em tonalidade de ré maior. Hoje a composição é apresentada pelos dois instrumentos, mas é considerado um dos mais importantes concertos para o oboé. O concerto será às 10h30. Os ingressos custam R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia entrada).

Está será primeira apresentação de Christoph Hartmann com a Orquestra Sinfônica do Paraná. Além de atuar na Filarmônica de Berlim, ele trabalha na Academia Herbert-von-Karajan e faz apresentações na Europa, Ásia e em vários países da América.

Hartmann é um dos criadores do Festival Lendsberger Sommermusiken e do grupo Ensemble Berlin, com o qual fez a primeira gravação mundial, em 2007, do CD “Fantasia Italiana”, com paráfrases de ópera de Antonio Pasculli.

A segunda obra do programa deste concerto é a Sinfonia n° 4, em ré menor, Op. 120, de Robert Schumann, composta entre 1841 e 1851. O título original era Fantasia Sinfônica e estreou em 6 de dezembro de 1841, em Leipzig. A segunda versão foi apresentada em 1853, em Düsseldorf, com grande sucesso.


2 visualizações