Buscar

Tuia, Guarabyra, Tavito e Vignini juntos no palco em Curitiba


A CAIXA Cultural Curitiba apresenta, de 2 a 4 de junho, o espetáculo Encontro das Gerações do Folk Rock Rural, com o anfitrião Tuia, além dos consagrados Guarabyra (da dupla Sá & Guarabyra), Tavito (Clube da Esquina) e do violeiro Ricardo Vignini. O show inédito de Rock Rural, gênero que mistura o folk americano à música regional brasileira, trará grandes canções dos artistas além de clássicos do ritmo. Ao lado de Tuia, eles farão interpretações em duetos e também cantarão sozinhos.

Para os que não conhecem o gênero, o anfitrião Tuia explica que assim como a Jovem Guarda e o Tropicalismo, o Folk Rock Rural é também um movimento importante na música brasileira. “É um movimento que está vivo e presente”, completa.

Tuia avisa que não se trata de um show indie, como quando o folk começou. “A gente segue a influência brasileira. E mistura clássicos com elementos mais novos. É nostalgia com frescor”, resume o músico, que faz questão de ressaltar que o show não é um espetáculo de flashback, como se fossem covers. O repertório reúne canções que resistiram ao tempo. “Esse é o maior prêmio de todo artista. É a prova do tempo. O sucesso é momentâneo, mas quando a música permanece de forma atemporal é uma alegria.”

Entre os sucessos, eles cantam Casa no Campo, Rua Ramalhete (Tavito), Sobradinho, Espanhola (Sá e Guarabyra), O Céu, Pote azul (Tuia). Para mostrar a qualidade da obra desses artistas, o show traz canções que serão tocadas de forma mais intimista.

Tavito, Zé Rodrix, Sá e Guarabyra foram alguns dos precursores do estilo Folk Rock Rural no Brasil na década de 1970, um movimento pioneiro que uniu o folk e o rock com sons regionais nacionais, marcando presença ao longo do tempo nas vozes de Renato Teixeira, Zé Geraldo, entre outros. Atualmente, o gênero mantém sua força no cenário musical, com novos expoentes, como Tuia e Ricardo Vignini, que dão continuidade ao legado desse estilo. Encontro das Gerações do Folk Rock Rural representa um importante momento para o gênero que costuma surpreender o público.

O show marca a reabertura do Teatro da CAIXA Cultural Curitiba, que teve sua infraestrutura totalmente adaptada. As obras, iniciadas em fevereiro, incluíram adequações no sistema elétrico, melhorias no ar condicionado, troca de tecidos das poltronas e cortina. “O teatro da CAIXA Cultural Curitiba será reaberto com o máximo de segurança, conforme as exigências dos Bombeiros, e com o conforto que o público que frequenta o espaço merece. Vale a pena conferir”, diz a coordenadora Isabel Nascimento.

Os ingressos custam R$ 20 e R$ 10 (meia) e estarão à venda a partir do dia 27 de maio, na bilheteria do Teatro (Rua Conselheiro Laurindo, 280). O show será na sexta-feira (2 de junho), às 20h. Sábado (3 de junho), às 19h e às 21h. Domingo (4 de junho), às 19h.


14 visualizações