Livro de aventura juvenil “O Menino Ruivo” tem o Paraná como roteiro
top of page
Buscar

Livro de aventura juvenil “O Menino Ruivo” tem o Paraná como roteiro


Em um clima de magia, fantasia e imaginação acontecem as aventuras do “Menino Ruivo”, que empresta o nome ao romance de estreia de Edmilson Lacerda, direcionado ao público juvenil. Com estilo claro e direto, Edmilson criou uma obra de ficção que tem o Paraná como roteiro.

O lançamento do livro, que chega ao mercado pela editora paranaense LABMOL, será nas Livrarias Curitiba do Shopping Curitiba, dia 8 de julho, às 17h30.

Edmilson é um administrador de empresa que nunca desistiu do projeto pessoal de escrever um livro, mas achava que não tinha bagagem suficiente para contar uma boa história. Até que nasceu o seu filho Bernardo. Aos três anos, Bernardo tinha um amigo imaginário de nome Giovano, um menino ruivo de cabelos e olhos vermelhos, que morava em Ponta Grossa. E foi assim que nasceu o protagonista do livro “O Menino Ruivo contra as forças de Helheim”.

“Percebi que tinha uma boa história para contar quando reuni três elementos na minha cabeça: o Paraná como roteiro, estado que me acolheu desde 2001; Giovano, o amigo imaginário do Bernardo; e um dragão marinho de nome Alevelisas, também fruto da imaginação do meu filho”, conta Edmilson.

No enredo, Giovano, um menino de cabelos e olhos vermelhos, é forçado a abandonar a rotina estudantil em Ponta Grossa, após receber uma missão urgente, que exige determinação e coragem. A sequência de ações frenéticas leva o menino a decifrar códigos, mapas e definir rumos. Neste percurso, leitor e personagens percorrerão as planícies dos Campos Gerais, passando por Curitiba com destino final ao litoral paranaense até a Ilha do Mel.

O livro trata também de algumas preocupações do autor, como o respeito às diferenças e às minorias, preservação ambiental, valorização da cultura regional e superação de desafios. Temas que são explorados na obra de forma a provocar reflexões no jovem leitor. Para Edmilson, este livro é uma ótima opção para as férias e tem potencial para chegar às escolas como indicação de leitura para alunos do Ensino Fundamental. “O leitor aprenderá sobre os jesuítas, catequização de nativos e, ainda, fará uma revisita a saga de Chico Mendes”, conta.

Sobre o autor: Edmilson Lacerda é administrador de empresas, trabalhou por 10 anos na área financeira e há 20 anos atua na área comercial. Nasceu em Porto Alegre e reside em Curitiba desde 2001. É colunista do blog Mulheres de Segunda, projeto finalista na categoria “Produto Jornalístico Livre” – Prêmio Sangue Novo do Jornalismo Paranaense 2012. É colunista do blog Curta Saúde.

70 visualizações
bottom of page