Coro da UFPR faz primeira temporada no Teatro da Reitoria, com Réquiem de Mozart
top of page
Buscar

Coro da UFPR faz primeira temporada no Teatro da Reitoria, com Réquiem de Mozart


As apresentações serão de 6 a 8 de julho, às 20h30, no Teatro da Reitoria (Rua XV de novembro, 1299). No repertório uma das mais célebres obras de Mozart; o Réquiem. Durante os três dias de concertos haverá um revezamento de solistas.

“Mozart começou a compor o Réquiem em 1792, mas faleceu antes de concluí-lo. Seu amigo, Süssmayer, a partir de anotações completou o trabalho. Essa é uma das suas obras mais executadas e o que chama atenção na composição é o equilíbrio e a beleza das melodias integradas ao conteúdo dos textos”, explica Alvaro Nadolny, regente e diretor artístico do grupo.

Este ano o Coro da UFPR vai apresentar três Réquiens, o de Mozart, nesta temporada de julho; o de Gabriel Fauré que será em outubro, e de Antonín Dvorák em dezembro. O maestro explica que escolheu o “Réquiem” como tema dos concertos por se tratar de obras tecnicamente difíceis que exigem muita dedicação de cada cantor.

“O objetivo é aprofundar a compreensão dos conteúdos, aprimorar a capacidade de concentração dos integrantes do grupo, bem como incentiva-los a progredir tecnicamente para a realização de obras de tamanha beleza e envergadura”, diz.

O Coro da Universidade Federal do Paraná completa 59 anos em 2017 e conta com 108 cantores, estudantes de música e membros da comunidade. Alvaro Nadolny comanda o grupo há 29 anos, desenvolve intenso trabalho de pesquisa e exploração das possibilidades expressivas da voz humana. Os ensaios e concertos também contam com a participação do jovem regente Felipe Biesek, que atua no Coro da UFPR como maestro sob a orientação de Nadolny.

O custo da entrada será um litro de leite longa vida ou em pó – que será doado Instituto Semeando a Paz.

2 visualizações
bottom of page