Talento pernambucano, Antonio Meneses apresenta obras compostas originalmente para violoncelo solo
top of page
Buscar

Talento pernambucano, Antonio Meneses apresenta obras compostas originalmente para violoncelo solo


A CAIXA Cultural Curitiba apresenta nesta terça-feira, dia 8 de agosto, o violoncelista Antonio Meneses, um dos principais artistas clássicos da atualidade, como atração da série Solo Música. O músico que nasceu em Recife e vive na Suíça, mostrará um repertório que traz apenas obras compostas originalmente para violoncelo solo, de épocas diferentes. A apresentação começa às 20 h e os ingressos já estão à venda na bilheteria do teatro, por R$ 20 e R$ 10 (meia).

No recital, Meneses tocará “O canto do cego”, da Suíte Macambira, do compositor pernambucano Clóvis Pereira, obra dedicada ao instrumentista. O programa inclui também a “Suíte para Violoncelo Solo n.5, em dó maior”, de Johann Sebastian Bach, obra fundamental na história da evolução do violoncelo e na sua afirmação como instrumento solista. Três dos doze Capriccios para violoncelo solo de Alfredo Piatti, violoncelista italiano que viveu no século 19, serão executados. O recital será encerrado com outra Suíte escrita por um compositor que era violoncelista: o espanhol Gaspar Cassadó, uma das referências dos violoncelistas no século 20.

“É a presença de um dos principais artistas clássicos do mundo na série Solo Música, com um repertório que traz composições que abordam o violoncelo por completo. Será um momento único, de um artista de superlativos. Um recital histórico na agenda anual de concertos da cidade”, destaca o produtor Alvaro Collaço.

Antonio Meneses nasceu em 1957 em Recife. Começou a estudar violoncelo aos dez anos de idade e aos 16 anos conheceu o violoncelista italiano Antonio Janigro, que o convidou a frequentar sua classe em Düsseldorf e mais tarde em Stuttgart, na Alemanha. Em 1977, ganhou o 1º Prémio no Concurso Internacional ARD de Munique e, em 1982, o 1º Prêmio e Medalha de Ouro no Concurso Tchaikovsky de Moscou. É hoje professor titular de violoncelo na Hochschule der Künste de Berna, Suíça.

Ele se apresenta regularmente com importantes orquestras como a Filarmônica de Berlim, a Sinfônica de Londres, a Sinfônica da BBC, a do Concertgebouw de Amsterdã, a Sinfônica de Viena, a Filarmônica de Moscou, a Filarmônica de São Petersburgo, a Filarmônica de Israel, a Orchestre de la Suisse Romande, a da Rádio da Baviera, a Filarmônica de Nova Iorque e a Sinfônica NHK de Tóquio, entre outras.

4 visualizações
bottom of page