Projeto Container Cultural tem início esta semana e percorre municípios paranaenses
top of page
Buscar

Projeto Container Cultural tem início esta semana e percorre municípios paranaenses


Nesta quarta-feira, 20 de setembro, terá início o Projeto Container Cultural, em Curitiba, que abrirá seu palco-container no Espaço Lala (Rua Bom Jesus do Iguape, 2121), no Hauer. O público poderá conferir os ensaios abertos do espetáculo "Entre Tangos e Fandangos", escrito por Joanita Ramos, também autora do projeto, e dirigido por Mauro Zanatta. Depois do “teste”, as apresentações seguirão pela Rota do Mercosul, passando por 11 cidades e atingindo populações de 17 municípios paranaenses. Os ensaios abertos serão realizados até o dia 23, sempre às 20h, e a entrada é franca.

O projeto

A transformação de um container descartado numa espécie de espaço cultural itinerante foi ideia da arquiteta Paola Burkot para levar a arte a pequenos municípios onde geralmente há pouca oferta de infraestrutura e programação cultural. A intenção, segundo as idealizadoras, não é apenas levar o espetáculo, mas também um novo conceito, ou seja, a possibilidade de uso do container como espaço cultural alternativo, inclusive para atender a áreas rurais.

Com os objetivos sintetizados no slogan “Arte em Todo Lugar” a equipe, com direção de Produção de Diego Marchioro, vai atuar em diversas iniciativas pautadas na ideia de que as populações pouco numerosas dos municípios paranaenses também merecem e podem ter acesso a atividades artísticas.

Além do espetáculo "Entre Tangos e Fandangos", estão entre as ações do Container Cultural:

- Campanha de arrecadação de livros: qualquer pessoa pode doar livros de literatura e arte que serão espalhados pelos municípios por onde passará o Container. Há dois postos de arrecadação onde os livros podem ser deixados: na bilheteria central do Teatro Guaíra (Praça Santos Andrade s/n), diariamente das 10h às 22h e no Centro Cultural SESI Heitor Stockler de França, de terça a sext das 13h às 17h (fins de semana consulte a programação), na Av. Mal. Floriano Peixoto - Centro.

- Sensibilização de lideranças: os gestores do Projeto estão em contato com lideranças e empresários do eixo Mercosul a fim de chamar a atenção para a necessidade de suprir as cidades com menor densidade populacional com uma programação cultural de qualidade.

- Formação de multiplicadores de cultura: no próximo dia 21, no Espaço Lala (antigo Vila Hauer Cultural), o Projeto inicia um encontro de formação de multiplicadores em produção cultural, procurando estimular iniciativas locais na área das artes e um melhor aproveitamento de recursos públicos nessa área.

- Aprendizes de Produção: são oferecidas 22 vagas para aprendizes de produção que serão ocupadas por estudantes bolsistas. Eles terão a chance de participar da montagem do evento na sua cidade, sendo orientados pelos profissionais do Projeto.

- Difusão do container como alternativa para a criação de espaços culturais: o projeto do container-palco será disponibilizado gratuitamente pela arquiteta Paola Burkot para a utilização pelas prefeituras das cidades participantes do Projeto. Interessados também terão a oportunidade de discutir com a arquiteta como transformar containers em espaços culturais sustentáveis e mais econômicos que a construção convencional.

Para organizar a divulgação e logística, de modo a incluir no evento os moradores de áreas periféricas e rurais das pequenas cidades, o Container Cultural conta com a parceria das prefeituras e outras instituições das 17 cidades beneficiadas direta ou indiretamente. São elas: Antonina, Morretes, Balsa Nova, Porto Amazonas, Teixeira Soares, Candói, Cantagalo, Nova Laranjeiras, Santa Tereza do Oeste, Céu Azul, Matelândia, Fernandes Pinheiro, Virmond e Guaraniaçu.

VEJA A PROGRAMAÇÃO DO CONTAINER CULTURAL NOS MUNICÍPIOS:

30.09-Morretes- às 19h- Em frente à Casa Rocha Pombo

01.10-Antonina-às 18h- Em frente ao Mercado Municipal

02.10-Candói- às 20h - No Parque do Lago, próximo à Concha Acústica

03.10-Cantagalo-às 18h30- Em frente à Prefeitura Municipal

04.10-Nova Laranjeiras- às 20h- Em frente ao Ginásio de Esportes Passarin

05.10-Santa Tereza do Oeste-às 20h- No campo de futebol

06.10-Céu Azul- às 20h- Na praça Luis Carlos Ruaro, ao lado da Catedral

07.10-Matelândia-às 20h- Na praça da Cultura

09.10-Teixeira Soares- às 20h- Na rua ao lado da Catedral

10.10-Porto Amazonas- às 20h - Em frente à Prefeitura

11.10-Balsa Nova. às 20h- Em frente à Catedral.

FOTOS: LIDIA UETA

11 visualizações
bottom of page