Buscar

Balé Teatro Guaíra e Orquestra Sinfônica do Paraná apresentam Carmen


A remontagem do espetáculo “Carmen”, coreografia de Luiz Fernando Bongiovanni será apresentada, dias 29, 30 de setembro, às 20h30, e 1 de outubro, às 18h, no Teatro Gauíra, com participação da Orquestra Sinfônica do Paraná, sob regência do maestro titular Stefan Geiger. Os ingressos custam R$ 20.

A coreografia de Carmen foi criada em 2016 especialmente para o Balé Teatro Guaíra (BTG), pelo paulista Luiz Fernando Bongiovanni, sob as composições de Georges Bizet e Rodion Shchedrin. A remontagem do espetáculo foi apresentada, dia 16 de setembro, no encerramento do 28º Festival de Dança de Cascavel, pelos 23 novos bailarinos do Balé Teatro Guaíra, recém-contratados pelo Palco Paraná.

Carmen é uma das obras mais conhecidas e tocadas, inicialmente escrita em forma de ópera pelo compositor francês, Georges Bizet. Um drama clássico de amor e ódio ambientada na Sevilha do século 19, que estreou em 1875, em Paris. Noventa anos depois, o compositor russo Rodion Shchedrin criou versão para balé, estreada pelo Balé Bolshoi.

Depois desta apresentação, no dia 25 de outubro, o Balé Teatro Guaíra apresentará Carmen em Fortaleza (Ceará), na Bienal Internacional de Dança. No dia 28, deste mesmo mês, seguirá para Recife, com o mesmo espetáculo no Festival Cenas CumpliCidades – Festival Internacional de Artes.

Para novembro o BTG foi convidado para turnê na Alemanha e na Rússia com o projeto Balé Guaíra Dança Scafati, Wachter, Winkler, da Ababtg (Associação de Bailarinos e Apoiadores do Balé Teatro Guaíra), que no ano passado trouxe ao Brasil três coreógrafos alemães do Internationales Solo-Tanz-Theater: Roberto Scafati, Katja Wachter e Christoph Winkler, que fizeram um trabalho de pesquisa e composição coreográfica com os bailarinos.

Foto: Rony Santos

#BaléTeatroGuaíra #OrquestraSinfônicadoParaná

0 visualização