Buscar

2.º Festival Olga Kiun apresenta composições raras e inéditas em Curitiba


Evento criado pela pianista russa será realizado entre os dias 1 e 4 de novembro na Capela Santa Maria. Para Olga Kiun, radicada em Curitiba há 23 anos, a música de câmara é o gênero mais expressivo da música clássica. Foi por isso que ela e sua equipe elegeram esta categoria musical como base para a segunda edição do festival que leva o seu nome.

Nas quatro noites de concerto do Festival Olga Kiun passarão pelo palco músicos do Brasil e do exterior para a execução de obras clássicas, muitas inéditas ou raramente tocadas em Curitiba. Serão obras de compositores como Rachmaninoff, Ravel, Benjamin Britten e Camile Saint Saens, por meio de formações diversas entre duo, trio, quarteto, quinteto, canto lírico, obras para dois pianos e para piano a quatro mãos.

Entre as peças raras a serem executadas estão “Trio élégiaque”, do compositor russo Sergei Rachmaninoff; “Sete Canções Espanholas”, do espanhol Manuel de Falla; “Je ne t’aime pas”, do alemão Kurt Weill; “Funeral Blues” e “Lachrymae”, do britânico Benjamin Britten; “Quarteto de cordas em sol menor”, do francês Claude Debussy e “Trio pathétique”, do alemão Mikhail Glinka. São obras de grande valor artístico que tocarão o público por meio da linguagem universal da música.

Parte do repertório será executado pelo encontro do piano com o quarteto de cordas da Orquestra Sinfônica de São Paulo (Osesp), que participa das quatro noites de apresentações.

Outro encontro interessante será o de Olga com sua filha, também pianista Anna Yarovaya, que atualmente reside na Europa e há anos não se apresenta no Brasil. Da Europa também desembarca no Brasil, especialmente para o festival, o pianista catarinense Pablo Rossi. “Pensamos muito no repertório e na qualidade dos nossos convidados. Com certeza, a programação está muito atraente para o público”, afirma Olga.

Masterclasses gratuitas

Além da programação que promete encantar o público, o festival terá três masterclasses destinadas a estudantes e professores de piano. As aulas acontecem nos dias 2, 3 e 4 de novembro na Capela Santa Maria e serão ministradas pelos pianistas Luiz Guilherme Pozzi, Pablo Rossi e Anna Yarovaya, respectivamente. Os interessados devem se inscrever gratuitamente pelo e-mail luizpianista@hotmail.com

#FestivalOlgaKiun #piano #CapelaSantaMaria

3 visualizações