Cabeça Oca completa 20 anos com exposição comemorativa em SC
top of page
Buscar

Cabeça Oca completa 20 anos com exposição comemorativa em SC


O Espaço Cultural BRDE abre no próximo dia 06 de março, às 19h, em Florianópolis, a exposição comemorativa aos 20 anos do grupo de arte Cabeça Oca, formado pelos artistas plásticos Claudia Marcon, Rudi Scaranto Dazzi e Sandra Poletto.

O grupo surgiu em 1997, no município de Concórdia - SC, com uma proposta descompromissada e inovadora de mostrar a arte, onde os três pintam juntos a mesma tela. E apesar de cada um ter estilos, técnicas e experiências completamente diferentes, a sintonia é única, num trabalho perfeito a seis mãos.

Em 1998, os artistas foram presenteados pelo poeta e crítico de arte internacional, o catarinense Lindolf Bell, com um poema exclusivo; "Cabeça Oca".

CABEÇA OCA

Abre, coração, as cabeças fechadas.

Plenas de nadas.

Concórdia.

Concorda.

O vizinho. O irmão. A América do Sul.

O mais distante morador da Terra.

Esta oca, esta toca,

minha casa de harmonia.

Parte de tudo, de todos,

se lembra, celebra, comove e arrepia.

Cabeça oca. Alma plena.

Dar as mãos

para a vida e o poema.

Lindolf Bell

Com o aval de Bell, o Cabeça Oca seguiu alcançando voos maiores. Além das ações e exposições que marcaram época em Concórdia, o Grupo participou de exposições em diversas cidades catarinenses e também em Milão, na Itália.

Agora, para homenagear os 20 anos de história, o grupo preparou uma grande linha do tempo com lembranças de todas as exposições que participou e um vídeo produzido especialmente para a mostra. Na retrospectiva, o trio optou por apresentar também algumas telas que compõem duas, das grandes séries que fazem parte da história do Cabeça; “Imagens do Contestado” e "Símbolos".

Na primeira, apresentada em 2001, os artistas ilustram a Guerra do Contestado.

E na série Símbolos, desenvolvida em 2002, o grupo apresenta uma visão contemporânea da suinocultura e da avicultura, e o seu impacto no cotidiano da vida rural. É um contemplar bem-humorado, colorido e divertido dos porquinhos e frangos, que conferem a Concórdia posição de destaque na produção de alimentos para o mundo.

A Exposição 20 anos Cabeça Oca pode ser visitada de 06 a 29 de março, gratuitamente, das 9h às 19h, no Espaço Cultural do BRDE, em Florianópolis.

Fotos: Rafaela Martins/Divulgação

9 visualizações
bottom of page