A história da Bossa Nova no palco do Guairinha
top of page
Buscar

A história da Bossa Nova no palco do Guairinha


Um dos movimentos mais influentes da música popular brasileira, que revelou grandes nomes, como Vinícius de Moraes, Tom Jobim e João Gilberto, dá o ritmo ao espetáculo "O Musical da Bossa Nova". As apresentações em Curitiba serão nos dias 16 e 17 de março, às 21h, no Guairinha. Os ingressos custam entre R$ 31 e R$ 96.

O espetáculo, apresentado pelo Circuito Cultural Bradesco Seguros, tem narrações e imagens que representam toda a história da Bossa Nova e a sua importância para a nossa música. No elenco estão Claudio Lins, Marcelo Varzea, Nicola Lama, Andrea Marquee, Ariane Souza, Eduarda Fadini, Jullie, Stephanie Serrat, Tadeu Freitas e Juliana Marins.

O musical é dividido em quatro partes: Na primeira são abordadas as histórias e curiosidades sobre o nome 'Bossa Nova'; na segunda a origem do estilo musical, as influências do passado e como o cenário musical brasileiro propiciou o surgimento do movimento; o terceiro bloco trata dos costumes dos artistas da época e os locais onde se reuniam para criar; e o último mostra como a Bossa Nova ganhou o mundo.

Os artistas interpretam composições que ficaram na memória afetiva de toda uma geração, como 'Samba de uma nota só' (Tom Jobim e Newton Mendonça), 'Ela é carioca' (Tom Jobim e Vinícius de Moraes), 'Samba da minha terra' (Dorival Caymmi), 'O Barquinho' (Roberto Menescal e Ronaldo Bôscoli), 'Chega de saudade' (Tom Jobim e Vinícius de Moraes), 'Minha namorada' (Carlos Lyra e Vinícius de Moraes), 'Garota de Ipanema' (Tom Jobim e Vinícius de Moraes), 'Samba de Verão' (Marcos Valle e Paulo Sérgio Valle), 'Mas que nada' (Jorge Ben), entre outras.

Quem assina a direção é Sergio Módena, que dirigiu o elogiado 'Ricardo III', "A arte da comédia", do Eduardo Di Filippo, a trilogia musical para crianças e adultos "Sambinha, Bossa Novinha e Forró Miudinho", de Ana Velloso, entre outros. O texto é de Módena ao lado do jornalista e pesquisador musical Rodrigo Faour.

A direção musical é de Delia Fischer, que esteve à frente de montagens como 'Beatles num Céu de Diamantes' (2009), 'Milton Nascimento - Nada Será Como Antes' (2012), 'Rock in Rio, o musical' (2012), 'Elis - A Musical' (2013), 'Chacrinha, O Musical' (2014), entre outros. Ainda fazem parte da equipe criativa Roberta Serrado (coreografia), André Cortez (cenário), Kika Lopes (figurino), Carlos Esteves (desenho de som) e Wagner Antonio (Iluminação).

39 visualizações
bottom of page