Buscar

Espetáculo dirigido por Elias Andreato conta história da bailarina Isadora Duncan


A CAIXA Cultural Curitiba apresenta neste fim de semana, de 16 a 18 de março, o espetáculo teatral ISADORA, uma visão emocionada sobre a vida e a obra da bailarina Isadora Duncan (1877-1927). A montagem marca a estreia da atriz Melissa Vettore como autora, tendo como colaboradores Daniel Dantas e o diretor Elias Andreato.

A renovação da dança, os direitos da mulher, a educação infantil e a mercantilização do corpo feminino estão entre os temas do espetáculo. A dramaturgia foi construída a partir da autobiografia, cartas, documentos políticos, documentários e manuscritos de Isadora. E a narrativa é permeada por coreografias, músicas cantadas e projeção de imagens com o objetivo de revelar as memórias e a busca de Isadora Duncan por uma maneira poética de viver, pensar e dançar.

Melissa Vettore interpreta Isadora Duncan, e Sávio Moll vive o papel do editor que quer publicar as memórias da bailarina. Também estão no elenco Roberto Alencar e Patrícia Gasppar, como os irmãos de Isadora. Ao vivo, a pianista Cibele Perusso executa as canções.

No desenrolar das cenas, Isadora expõe ao editor sua história como bailarina, mulher, mãe, amante, mestra e revolucionária. E os dois discutem sobre o amor, as perdas, as ilusões e lutas políticas, a educação gratuita para as crianças, a servidão no casamento, a liberdade do corpo e da dança, a soberania da arte, o sucesso e a decadência. Precursora do que veio a ser conhecido como 'Dança Moderna’, Isadora manteve-se aliada a compositores, poetas, filósofos e idealistas de várias partes do mundo. Ela criou uma maneira totalmente nova de dançar – e é este legado que desejava preservar e proteger a partir da criação de uma nova educação.

FOTO: JOÃO CALDAS FILHO

As apresentações na sexta e no sábado terão início às 20h. E no domingo, às 19h. Os ingressos custam R$ 10 e R$ 5 (meia), na bilheteria do Teatro, que fica na Rua Conselheiro Laurindo, 280.

#MelissaVettore #DanielDantas #EliasAndreato #IsadoraDuncan #RobertoAlencar #PatríciaGasppar #CibelePerusso

6 visualizações