Buscar

Limites e Transgressões na Atuação dão o tom da primeira pauta de debates sobre o teatro, em evento


Ao longo de quatro meses, em diversos espaços de Curitiba, a CiaSenhas de Teatro promove CIASENHAS ACIONA!, projeto composto por diversas ações que contemplam Mostra de Repertório e Ações Formativas. A proposta está em investir na potência reflexiva, por meio de encontros criativos com profissionais renomados do teatro no Brasil, para promover aprofundamento técnico e poético sobre sobre o exercício da arte de interpretar.

Para isso, estão programadas a volta de três peças que estão no repertório da CiaSenhas. Homem Piano (em abril), Obscura Fuga da Menina Apertando Sobre o Peito Um Lenço de Renda (em maio) e Os Pálidos (em julho).

Os espetáculos têm em comum uma excelente acolhida do público e crítica, são peças que passaram por diversas cidades do Brasil representando Curitiba em diversos circuitos teatrais. Os trabalhos (criados entre 2010 e 2015) representam um valoroso recorte da produção artística da Companhia, sobretudo no que diz respeito à relação do grupo com o público, mantendo-se atuais aos contextos vividos hoje. A entrada para os espetáculos é Pague Quanto Quiser.

Além da Mostra de Repertório, serão realizadas também três mesas redondas abertas ao público, com entrada franca e participação de diversos artistas, para pensar o teatro.

No mês de abril, as atrizes Luah Guimarães, Rosana Stavis e Patrícia Saravy iniciam a ação, a fim de discutir sobre Limites e Transgressões na Atuação.

A segunda mesa, que acontece em maio, tem como tema O Corpo da Voz e da Palavra, com participações de Mônica Montenegro, Cinthia Kunifas e Marcio Mattana.

Em junho, se reúnem Cristiane Paoli Quito, Andrei Mosqueto e Fátima Ortiz para refletir sobre Encenação no Jogo e o Jogo na Encenação. O projeto também oferece oficinas com renomados artistas a fim de instrumentalizar e promover novos agenciamentos afetivos e de trabalho em Curitiba.

Vinculado a este projeto, também serão realizadas três Oficinas de Formação de Plateia destinadas ao público jovem e adulto estudantes do Ejas, que serão ministradas por componentes do núcleo de artistas da CiaSenhas, além de bate-papo sobre os espetáculos após as apresentações.

SOBRE CIASENHAS DE TEATRO

A CiaSenhas de Teatro de Curitiba, criada em 1999, é um coletivo de artistas que desenvolve trabalho continuado de pesquisa e criação teatral. Desde sua fundação a companhia têm se dedicado à investigação da linguagem cênica, com enfoque no trabalho do ator-criador, paralelo ao desenvolvimento de dramaturgia original em processos compartilhados de criação.

A CiaSenhas procura disponibilizar seus espetáculos às mais diferentes plateias e promover ações para o fortalecimento estético e político do teatro de grupo. É a partir destes fundamentos que a Companhia, através de seus integrantes, constrói uma trajetória de 19 anos de atividades em diálogo com a cena contemporânea brasileira. Acrescenta-se à realização dos espetáculos, ações que fomentam o encontro e o diálogo entre artistas e público.

A Mostra Cena Breve Curitiba – a linguagem dos grupos de teatro, o CiaSenhas ACIONA! e o projeto Gilda são exemplos destas ações. Outro importante foco de atuação da CiaSenhas é o registro de seus processos criativos.

Programação

HOMEM PIANO– uma instalação para a memória

de 30/04 a 04/05 – de segunda a sexta, às 18h e às 20h na sede da CiaSenhas (Rua São Francisco, 35) | Entrada:PAGUE QUANTO QUISER

OBSCURA FUGA DA MENINA APERTANDO SOBRE O PEITO UM LENÇO DE RENDA

de 24/05 a 03/06 - quinta a domingo às 20h no Teatro Novelas Curitibanas (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1222) | Entrada:PAGUE QUANTO QUISER

OS PÁLIDOS

de 03 a 07/07 – terça a sábado às 20h no Centro Cultural SESI Heitor Stockler de França (Mal. Floriano Peixoto, 458) | Entrada:PAGUE QUANTO QUISER

Conexão- Teatro (Mesas Rendodas)

Dia 24/04 (terça), às 19h na sede da CiaSenhas (Rua São Francisco, 35)

Limites e Transgressões na Atuação com Luah Guimarães, Patricia Saravy e Rosana Stavis. Mediação: Luiz Bertazzo e Sueli Araujo

ENTRADA GRATUITA

Dia 12/05 (sábado), às 16h na sede da CiaSenhas (Rua São Francisco, 35)

O Corpo da Voz e da Palavra com Mônica Montenegro, Cinthia Kunifase Marcio Mattana. Mediação: Greice Barros e Sueli Araujo

ENTRADA GRATUITA

Dia 16/06 (sábado) às 16h na sede da CiaSenhas (Rua São Francisco, 35)

Encenação no Jogo e o Jogo na Encenação com Cristiane Paoli Quito, Andrei Mosqueto e Fátima Ortiz. Mediação: Anne Celli e Sueli Araujo

ENTRADA GRATUITA

#CiaSenhasAciona

8 visualizações