Grupo Vocal resgata canções em homenagem às antigas cantoras do rádio
top of page
Buscar

Grupo Vocal resgata canções em homenagem às antigas cantoras do rádio


Nesta sexta, dia 22, o Palco dos 5 Sentidos (Rua Barão do Rio Branco, 438 – Centro), recebe o grupo vocal curitibano Cantoras do Rádio. O projeto começou no início de 2017 com três cantoras que se conheceram no Conservatório de Música Popular Brasileira de Curitiba. O show começa às 21h e a entrada custa R$ 15.

As Cantoras do Rádio são: Cássia Fóes, Karla Díbia e Maria Celeste Corrêa. O grupo se completa com o violonista, compositor e arranjador Daniel Amaral que também atua no Conservatório de MPB como professor acompanhador e, junto com Karla Díbia, forma o Duo Miniconto. Nesta sexta, as Cantoras do Rádio serão acompanhadas pelo baterista e percussionista Ita Brasil.

O projeto é fundamentado em ampla pesquisa e os espetáculos abrangem quase 100 anos de história da música, com canções desde o início do século XX e seguindo até os dias atuais. A proposta é levar o público a uma viagem musical através de canções que estão no imaginário popular. Durante os espetáculos as cantoras fazem performances em grupo, em duplas e também individuais. O repertório tem sambas, marchas, MPB, R&B, bossa nova, jazz, fado, bolero, rock e pop.

As apresentações seguem uma ordem cronológica, com alguns saltos ou idas e vindas no tempo. É como se os ouvintes mudassem o dial do rádio para ouvir canções de diferentes períodos. Fundamentalmente apoiado na música brasileira, o grupo Cantoras do Rádio também passeia por sucessos internacionais, executando canções em inglês, espanhol, francês e português de Portugal. Ao longo do espetáculo, as cantoras contam um pouco da história por trás de cada composição. Também revelam como a música brasileira sofre influência da música internacional e vice-versa.

O espetáculo é alegre, vibrante e faz um resgate da boa música com arranjos especialmente criados para as Cantoras do Rádio. O projeto traz música de excelente qualidade, revisitando as canções que fazem parte da nossa cultura e ajudaram a formar a nossa identidade musical.

Sobre os artistas

Cássia Fóes é cantora e compositora, estuda violão e formou-se Canto Popular pelo Conservatório de MPB de Curitiba. Já atuou como backing vocal de diversas bandas e participou da formação de corais. Apesar de passear por diversos estilos, elegeu o rock and roll como forma de expressão artística.

Karla Díbia é cantora, compositora, professora de canto e clarinetista. Natural de Curitiba, é Especialista em Produção de Arte e Gestão da Cultura pela PUCPR e Bacharel em Música Popular pela UNESPAR-FAP. Possui carreira solo e integra o Duo Miniconto com o violonista Daniel Amaral. Também atua como cantora nos eventos de ginástica rítmica produzidos pela Get Flex Produções.

Daniel Amaral é professor, compositor, arranjador e instrumentista. Natural de Mogi Guaçu, interior de São Paulo, estudou Violão Popular na EMESP – Tom Jobim e é Bacharel em Música Popular pela UNESPAR-FAP. Também integra a banda Chamegado, a Lapada System e a pesquisa "Vário".

Maria Celeste Corrêa tem longa carreira como jornalista e escritora. É formada em Canto Popular pelo Conservatório de MPB de Curitiba, onde também estuda Prática de Conjunto de Samba. Estuda Formação de Repertório com Daniel Amaral. Atua como intérprete e tem predileção por composições elaboradas da bossa nova, jazz, sambas clássicos e MPB.

20 visualizações
bottom of page