Espetáculo da Companhia dos Palhaços inspirado em Macbeth, de William Shakespeare, fica em cartaz at
top of page
Buscar

Espetáculo da Companhia dos Palhaços inspirado em Macbeth, de William Shakespeare, fica em cartaz at


Uma das peças mais marcantes de William Shakespeare, "Macbeth", é revisitada pela palhaça Tinoca no espetáculo "Deslady". Em um solo, a atriz Nathalia Luiz (que vive Tinoca) discute padrões como o machismo, poder e violência.

A peça fica em cartaz de 10 de agosto até 2 de setembro, às sextas e sábados, às 20h, e aos domingo às 19h, no Espaço Fantástico das Artes (Al. Princesa Izabel, 465 - São Francisco), em Curitiba. O valor do ingresso fica a critério do público, que paga quando puder na bilheteria de entrada.

“Deslady” é livremente inspirado em Macbeth

Na trama, a palhaça Tinoca é apaixonada por dramas e resolve fazer uma montagem sozinha da peça de Shakespeare, mas ela só conhece a personagem de Lady Macbeth. Ela se vê dominada pelo poder da personagem e toda a violência que representa. Tinoca recorre à força feminina e ao próprio poder de transformação de Deslady para equilibrar esta energia da Lady. Lady Macbeth é uma das mais marcantes personagens femininas da dramaturgia, uma mulher poderosa e visceral, usada aqui para discutir padrões violentos e modos de existir opressivos.

Nathalia trabalha como palhaça desde os 15 anos, quando iniciou carreira amadora com participações em festas. Aos 18, trocou São Paulo por Curitiba, e começa sua formação profissional na área, onde foi conquistando espaço também como professora, produtora cultural, atriz e sócia e gestora da Cia dos Palhaços.

Feminismo em pauta

O projeto "Deslady" acontece por meio de um intercâmbio cultural entre a diretora Andréa Macera (referência em palhaçaria feminina, que desenvolve um trabalho voltado para palhaças) e a assistente de direção Margie Rauen (pesquisadora de processos de criação em cena e feminismo) e a Cia dos Palhaços, que produz o espetáculo.

O espetáculo é solo, porém reúne uma equipe de 12 mulheres na criação. Discute de forma bem direta, acessível e bem humorada, temos espinhosos como a opressão do machismo, feminismo, disputa pelo poder e outras questões.

As informações são da FC Comunicação e a foto de Nicole Sourient.

18 visualizações
bottom of page