Espetáculo resgata a história da família circense mais famosa do Brasil
top of page
Buscar

Espetáculo resgata a história da família circense mais famosa do Brasil


Focado na figura do palhaço Chic Chic, o mais icônico dos Irmãos Queirolo, a comédia musical "O Galhofeiro" conta a trajetória dessa que é uma das famílias circenses mais conhecidas. A peça mostra desde de quando eles viviam na Europa até o sucesso obtido em solo brasileiro, com destaque para a cidade de Curitiba. Encenada pela companhia "Os comediantes", com texto e direção de João Luiz Fiani, o espetáculo promete trazer muita alegria e emoção nos palcos da sala Odelair Rodrigues, no Teatro Lala Schneider, todas as sextas-feiras, às 20h, e domingo às 19h, até 21 de outubro.

No final do século 19, o cantor de ópera italiano, José Queirolo, em suas viagens pelo mundo se apresentava nos mais diversos teatros e conheceu Petrona Salas, com quem se casou em Buenos Aires, em 10 de outubro de 1881. Dois anos depois nascia Francisco, o primeiro filho, seguido de mais oito irmãos: Francisco, Alcides, Irma, Carlos, Aída, Julian, Otello e Ricardo."O Galhofeiro" conta a história da família a partir do dia da morte do patriarca, momento em que a mãe Petrona assume as rédeas e ensina aos filhos as atividades circenses. Criou-se então o Grupo dos Irmãos Queirolo, que se apresentava nas ruas, com números de acrobacia. Um contrato com o Circo Albert Schulmann os leva pelo mundo: Estados Unidos, Europa e, finalmente, América do Sul (participaram da inauguração do Teatro Amazonas em Manaus).

O sucesso no Brasil fez com que a família decida se estabelecesse por aqui, onde chegaram em 14 de julho de 1917, no Rio de Janeiro. Foi lá que inauguraram seu primeiro circo e onde começou a história de amor com nosso país. Após várias passagens pela capital paranaense, a família decidiu residir definitivamente em Curitiba, no ano de 1942. Na cidade, se apresentavam no famoso Pavilhão Carlos Gomes, não só com números circenses, mas também peças teatrais. Nos anos 60 com a novidade da televisão, a família faz suas primeiras experiências com o novo veículo. Porém, os anos 70 trazem o declínio do gosto do público pela arte circense, mas a atual geração da família ainda luta para manter viva a paixão por essa arte milenar.

No elenco de "O Galhofeiro" estão nomes reconhecidos do público paranaense, como Luiz Henrique Fernandez, no papel do lendário palhaço Chic Chic e Ingrid Bozza, como a matricarca Petrona, além de Rogério Bozza, Marcyo Luz, Claudia e Fernanda Bahl e um grande elenco composto de novos talentos revelados na escola de teatro Lala Schneider, como Bruna Melnik, Mateus Hecke e Ana Flávia Domingues, entre outros.

 

Serviço: Espetáculo "O Galhofeiro" Teatro Lala Schneider - Rua 13 de maio 629 – São Francisco Informações: (41)3232- 4499 Ingressos: R$ 20,00 e R$ 40,00 (disk ingressos ou na bilheteria do Teatro LALA) www.teatrolala.com.br

74 visualizações
bottom of page