Buscar

Nathalia Timberg e Clara Sverner apresentam Chopin ou o Tormento Ideal


Chopin ou o Tormento Ideal é um espetáculo consagrado a Chopin, que associa música e poesia, interpretado pela atriz Nathalia Timberg e tocado por Clara Sverner, uma das maiores pianistas brasileiras, dirigidas por José Possi Neto. O espetáculo chega a Curitiba no dia 22 de setembro no palco do Teatro Guairinha (R. XV de Novembro, 971), em duas sessões; a primeira às 17h e a outra às 20h. Os Ingressos custam: Inteira – R$ 50 e Meia – R$ 25.

A montagem original teve sua estreia nos primeiros meses do ano de 1987, no Théâtre de la Gaîté-Montparnasse, em Paris. O Pianista Erik Berchot, vencedor (notavelmente) do prêmio Frédéric Chopin de Varsóvia (1980), uniu seus talentos aos do ator e autor Philippe Etesse para compor o belo espetáculo.

Partindo de recortes textuais da vida de Chopin, cartas de George Sand entrelaçadas com declarações e poemas de Musset, Liszt, Baudelaire, Gérard de Nerval e Saint-Pol-Roux, o espetáculo ilumina, neste encontro de música e palavras, vinte anos da vida e da obra do compositor, criando uma possível subjetividade acerca de sua biografia com a objetividade e a poética do seu contexto histórico.

Texto e música marcam os acontecimentos e apresentam uma personagem dividida entre um cotidiano vivido, às vezes, dolorosamente e um ideal inatingível.

De um lado do palco, uma das maiores vozes do teatro brasileiro, Nathalia Timberg, e do outro uma das mãos mais habilidosas e sensíveis do piano, além de profunda conhecedora do repertório e do gênio chopiniano - em 2011, a pianista foi indicada ao Grammy Latino pelo disco ‘Chopin por Clara Sverner’.

O espetáculo foi sucesso de público em São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza, Salvador, Porto Alegre, Santa Maria, Jundiaí, Santo André, Araraquara e Birigui. O Patrocínio da Vivo permitirá a circulação do espetáculo por ainda mais quatro cidades do país: Goiânia, Belo Horizonte, Campinas e Curitiba.

#NathaliaTimberg #ClaraSverner #ChopinouoTormentoIdeal #TeatroGuairinha #Guairinha #ChopinemCuritiba

0 visualização