Como vencer a Guerra Psicológica do poker ao vivo
top of page
Buscar

Como vencer a Guerra Psicológica do poker ao vivo


Poker é um jogo de pessoas. E quanto se trata de poker ao vivo, a quantidade de informação gerada a todo momento sobre cada vilão é MUITO MAIOR do que no poker online. Por isso, a missão número 1 em uma mesa de poker live é guardar o maior número possível de informações sobre seus oponentes. Reações físicas, falas, comportamento, modo de agir, jogadas e showdowns anteriores etc. O cara tribetou do botão, foi pro showdown e ele teve que mostrar um JToff? Pronto, você já sabe que ele tribeta light do botão... E esse tipo de informação vale ouro! Você vai jogar contra os mesmos adversários o dia inteiro, e provavelmente vai reencontrá-los em outros torneios também. Então, cada informação representa uma vantagem sua sobre eles. A diferença do live pro online é que ao vivo você precisa armazenar essas informações sem a ajuda dos softwares de apoio…

Mas como ser um “Hold’em Manager Humano”? Simples… NÃO CONFIE NA MEMÓRIA!

  • Caderninho e caneta

  • Foto do celular

  • Bloco de Notas do celular

Faça do jeito que preferir, mas crie o seu banco de dados! Ele será uma grande vantagem sobre qualquer oponente, até mesmo aqueles que são tecnicamente superiores à você. Mas, infelizmente, não adianta só ter as informações sobre os vilões. Se poker fosse fácil assim, eu já teria uns 10 braceletes! Hahahaha! No poker ao vivo, você está 100% do tempo travando uma Guerra Psicológica com todos os adversários da sua mesa. E a sua vitória nessa Guerra começa pela postura. Seja o “Mike Tyson” da mesa Você lembra ou já viu algum vídeo do Mike Tyson entrando no ringue no auge da carreira?

Era tão feroz e intimidador, que muitos comentaristas de boxe diziam que ele ganhava as lutas antes mesmo de dar o primeiro soco. E isso acontece em todos os esportes! Boxe, MMA, futebol, vôlei, natação, Fórmula 1, poker… é tudo a mesma coisa! Quando você já entra vitorioso, acerta as leituras, acerta os calls, puxa alguns potes, a sua confiança sobe e a dos adversários é abalada. Você já reparou que quando você ganha 3 ou 4 potes seguidos, os adversários começam a te evitar na mesa? E que quando você perde três ou quatro potes seguidos, acontece o contrário, e todos eles começam a querer jogar qualquer pote contra você? Pois é… por isso a sua postura é fundamental. A arte de intimidar os vilões sem eles perceberem. Tentou blefar e não passou? Todos da mesa viram. Acertou um call difícil? Todos da mesa viram. Deu 3-bet light e teve que dar showdown? Todos da mesa viram. Na mesa de poker, todos estão te observando. Por isso,

é fundamental que você tenha uma postura de campeão.

Corpo ereto, aspecto confiante, foco e atenção 100% do tempo… sem tirar os olhos, sem desviar o olhar. Se você não encara, seu oponente sempre fica em uma zona de conforto. Tem uma frase famosa do livro A Arte da Guerra que diz…

“A suprema arte da guerra é derrotar o inimigo sem lutar”

E é isso que você faz quando tem uma postura perfeita na mesa. Porém, a grande maioria simplesmente menospreza essa habilidade. Mas deixa eu te perguntar uma coisa… Quando é que um ladrão rouba alguma coisa? Quando não tem ninguém olhando!!! No poker é a mesma coisa... O vilão precisa saber que, se entrar em uma mão com você, vai enfrentar um adversário duríssimo que pode ficar minutos encarando ele em um blefe. Manter uma postura correta é uma das habilidades mais importantes para vencer no poker live, porque você inibe os blefes e, ao mesmo tempo, incentiva a passividade dos seus oponentes. O blefe é uma das armas mais poderosas do poker, e se você tira isso do seu adversário, você passa a ter uma vantagem enorme. Afinal, ele tem 7 ou 8 adversários na mesa pra escolher enfrentar. Se você der trabalho na parte técnica e na parte psicológica também, se toda mão que ele entrar com você for difícil pra ele em todos os aspectos, em quem você acha que ele vai preferir dar um 3-bet light? Você, que tá encarando ele o tempo todo, ou o cara que tá olhando pro lado ou pro celular? Por isso, manter a postura correta é uma das habilidades mais importantes para vencer no poker live. Mas, por incrível que pareça, é muito raro ver jogadores com uma postura excelente na mesa. Como ter a postura perfeita na mesa, intimidar seus adversários e vencer a Guerra Psicológica do poker antes mesmo de ela começar. Uma postura perfeita não acontece por acidente.Tudo é um sistema. Tudo é treino. Quando esse “código” é decifrado, você passa a intimidar seus adversários sem que eles percebam.

Um grande abraço e até a próxima!

28 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page