CriÂnsia faz temporada gratuita no TEUNI, até 16 de dezembro
top of page
Buscar

CriÂnsia faz temporada gratuita no TEUNI, até 16 de dezembro


Está em cartaz no Teatro Experimental da UFPR, o TEUNI (Praça Santos Andrade, s/n – Prédio Histórico da UFPR), o novo espetáculo da Processo Multiartes, CriÂnsia. Com direção e roteiro de Adriano Esturilho, o trabalho fala sobre como a vida adulta acaba por quebrar o espírito lúdico da infância. Montado inicialmente em 2003, CriÂnsia retorna com outro elenco, novas cenas e um olhar que dialoga com o momento atual.

A peça fará temporada gratuita até 16 de dezembro, de quinta a sábado, às 20h30 e aos domingos, ás 19h30. A classificação etária é de 16 anos.

No elenco, estão: Cleydson Nascimento, Debora Vecchi, Mariana Barros, Allan Brasileiro, Jossane Ferraz e Paulo Kabuto.

“Falamos sobre como a vida adulta vai nos programando e condicionando para a selvageria do mercado, do trabalho, da sede de consumismo", pontua Esturilho. Brincadeiras, brinquedos e referências a programas de auditório populares nos anos 80, bem como algumas cenas que mostram o crescimento da intolerância e da violência, ajudam na construção de uma metáfora do teatro em escombros. A ambientação envolve e convida a plateia a participar de um grande quebra - cabeças.

Com intervenções musicais ao vivo, uma marca dos trabalhos da Processo, CriÂnsia propõe imagens que suscitam sensorialmente o público. “Mas também reforça um lado cruel. Fala da infância, mas tem muito a ideia da ânsia muito presente na ideia de construir”.

As referências ao momento político foram inevitáveis. “Em 2003 era outro o planeta em que vivíamos. Essas questões, ligadas à violência e intolerância existiam, mas não ressoavam tanto”, diz.Viabilizado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Curitiba, CriÂnsia tem o incentivo do Banco do Brasil."

Fotos: Karla Vizone

Informações: Adriane Perin - De Inverno Comunicação

17 visualizações
bottom of page