Sobre a importância de ler... e de caminhar
top of page
Buscar

Sobre a importância de ler... e de caminhar


Precisamos ocupar os espaços públicos! Quanto mais no fechamos em nossas casas, menos pessoas "de bem" estão nas ruas. Nos escondemos atrás dos muros altos e janelas gradeadas das residências ou dos vidros fechados e ar-condicionado dos carros por medo da violência que está nas ruas, nas praças, nos ônibus urbanos. Com isso, deixamos de refletir sobre o que aconteceria de diferente lá fora se não nos fechássemos aqui dentro.

Essa é apenas uma das muitas análises possíveis com a leitura de "Nascemos para Caminhar: O poder renovador de andar a pé", de Dan Rubinstein, livro que foi publicado em 2018 pela editora Martin Fontes. Por meio de relatos que ouviu, experiências que viveu e pesquisas científicas que conheceu, Rubinstein nos faz refletir sobre o ato de colocar um pé à frente do outro e, assim, chegar a algum lugar - não somente no que se refere ao deslocamento dentro da uma cidade, mas também em relação à nossa mente e saúde, à sociedade em que vivemos e a criatividade que por vezes deixamos de lado.

Velocidade e conforto não é tudo!

Caminhar é econômico, saudável, ecologicamente responsável... É uma prática antiga da humanidade, que realizamos em pequeníssimas porções diárias mas que,

se resgatarmos como hábito frequente, pode nos levar a uma restauração física e mental.

Se, antes de ler o livro, você quiser saber um pouco mais sobre as caminhadas do autor canadense, acesse www.borntowalk.org e leia mais sobre as vivências desse caminhante.

106 visualizações
bottom of page