Apresentação das participantes Girls Rock Camp Curitiba 2019 será no próximo sábado (26)
top of page
Buscar

Apresentação das participantes Girls Rock Camp Curitiba 2019 será no próximo sábado (26)


O show das oito bandas formadas no Girls Rock Camp Curitiba 2019 será no palco do Basement Cultural (R. Des. Benvindo Valente, 260 - São Francisco), a partir das 17h. Na ocasião, se apresentam 48 campistas, com idades entre 7 e 17 anos, com as composições que desenvolveram em grupo, ao longo dos cinco dias da colônia de férias, numa iniciativa inédita na América Latina.

“All Stars”, “Baby Shark”, “Filha da Lua”, “Girls Scream”, “Revolução do Rock”, “The Libertárias”, “The Rabbits” e “Unicórnios do Rock” estão no repertório. A casa abre às 16h e a entrada, no valor de R$5 será destinado para a construção do camp de 2020.

O Projeto

Durante a semana, as participantes tiveram oficinas de cuidados com equipamentos e instrumentos, identidade e imagem, autodefesa, logo, stencil, direitos humanos, fanzine, palco e performance, história da mulher na música e composição.

Os ensaios e as instruções tanto de guitarra, baixo, teclado, bateria e também de voz eram intercaladas com as demais atividades.

A proposta visa reunir apenas meninas e criar um ambiente de acolhimento, onde as pequenas e as maiores interajam sem medo ou vergonha. O fato delas observarem apenas mulheres trabalhando em todas as funções, também as estimula e motiva a fazerem o que quiserem na música.

Mais de 60 voluntárias trabalharam diariamente para construir o projeto em 2019, com o objetivo de usar a música para estimular o autoconhecimento, a autoestima e a criatividade. Foram concedidas ainda 26 bolsas integrais e parciais, tornando este o primeiro camp no Brasil a ter mais da metade das vagas destinadas a bolsistas.

O Girls Rock Camp é uma semana inteira de atividades, que ajudam as garotas a construírem seu amor próprio, com uma programação que inclui educação musical e performance, palestras sobre empoderamento feminino e justiça social, modelos positivos de conduta e desenvolvimento de habilidades de colaboração e liderança.

O projeto nasceu há 16 anos em Portland (Oregon, EUA). Posteriormente, foi criado o Girls Rock Camp Alliance, que orienta a promoção dos acampamentos em todo o mundo. Em 2013, surgiu o Girls Rock Camp Brasil. Pioneiro na América Latina, o projeto mantém o propósito de empoderar meninas, incentivando a equidade de gênero por meio da música. Além de Curitiba, o projeto também é realizado em Sorocaba (SP) e Porto Alegre (RS).

9 visualizações
bottom of page