Espetáculo da Fala Companhia de Teatro apresenta resultado de convivência com índios do Paraná
top of page
Buscar

Espetáculo da Fala Companhia de Teatro apresenta resultado de convivência com índios do Paraná


FALA Companhia de Teatro

A convivência com índios Kaingang e Guaranis, dos integrantes da Fala Companhia de Teatro, de Curitiba, resultou num trabalho inédito sobre histórias e desafios reais das comunidades indígenas que vivem no Paraná. Os atores Diego Marchioro, Eduardo Ramos, Patrick Belém e Richard Rebelo, acompanhados do diretor e dramaturgo Don Correa e do músico e compositor Paul Wegmann foram recebidos na Aldeia Tupã Nhe'e Kretã, localizada na divisa dos municípios de São José dos Pinhais e Morretes (PR), para uma experiência de imersão. A ideia era apenas estar junto, conviver, presenciar o dia-a-dia, aprender sobre os costumes da comunidade e foram esses momentos compartilhados que inspiraram o trabalho.

Sem máscaras ou personagens, os atores contam suas próprias histórias, de onde vieram, usam, inclusive, seus nomes verdadeiros e convidam o espectador a partilhar as suas histórias também. Músicas, danças e brincadeiras com elementos indígenas promovem a interação e o vínculo com a plateia.

Nós Outros busca suspender os discursos, valorizar a escuta e perceber o contraste entre o eu e o outro com todas as diferenças e semelhanças. Leva o tema da alteridade para o palco e convida a todos a colocarem-se na posição do outro. Celebrar tanto a cultura quanto cada indivíduo é o foco da peça.

Sem apelo panfletário a peça espelha com delicadeza o ambiente sutil das aldeias indígenas pesquisadas e ao retratar o diverso como elo em comum entre cada indivíduo, levanta questões como o racismo, o preconceito, a empatia e o afeto.

Assista abaixo ao documentário sobre o trabalho de pesquisa e elaboração da peça:

A peça estreia nesta quarta-feira, 13 de março, a partir das 14h no Teatro Novelas Curitibanas (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1.222 - São Francisco). A entrada é gratuita e a classificação etária é de 14 anos.

 

“A proposta desse espetáculo é buscar uma real interação com quem nos apresenta diferentes visões de mundo. E a etnia indígena exemplifica isso de forma bem radical. Precisamos, antes de tudo, sentar e conviver. Comer juntos, ouvir, calar-se. A nossa postura nas imersões com estes povos indígenas foi de apenas estar com eles e fazer o que eles nos propunham e é essa experiência que trazemos para o palco e queremos dividir”, conta o diretor e dramaturgo Don Correa.

O diretor destaca que o processo deste trabalho contou com a colaboração do Cacique Kretã Kaingang e Andreia Fernandes, ambos ativistas do movimento indígena nacional, de Florêncio Rékág Fernandes, mestre em Educação e diretor da Escola Estadual Indígena Emília Jera Poty (Morretes/PR), além dos antropólogos Paulo Homem de Góes e Cauê Krüger.

7_Nós_Outros_-_Fala_Cia_de_Teatro_-_Foto_Bem-te-vi_Produções.jpg

FOTOS: Bem-te-vi Produções

Nós Outros é um experimento feito de perguntas: O que você quer?, Como chegamos até aqui?, Você já viu um homem sangrar?. Não nos fornece respostas. Busca atingir a percepção, a sensibilidade do público-interlocutor deslocando seu pertencimento, modificando as posições de enunciação. Quiçá essas alterações que a peça sugere tenham por efeito fomentar a empatia. Que nos coloquemos na posição de outros. Esse é seu mérito e esse é nosso desafio”, declara o etnólogo Paulo Homem de Góes.

A peça já vale pela urgência em tematizar a alteridade, transformando uma categoria complexa e abstrata em exercícios cênicos sensíveis, empáticos e reflexivos. A isso se acresce a coragem dos artistas em se permitirem afetar, de múltiplas formas, pela drástica condição indígena no Brasil. O resultado, alicerçado na dramaturgia contemporânea, é um cativante exercício cênico real-ficcional que promove, por meio de identificações e estranhamentos, a oportunidade, cada vez mais rara no mundo atual, de se colocar no lugar do outro”, relata o antropólogo Cauê Krüger.

Em 2018, o espetáculo passou por 30 cidades do interior do Paraná, realizando apresentações gratuitas em todas as macrorregiões do estado, percorrendo cerca de 4 mil quilômetros.

Em março o projeto terá continuidade em Curitiba com sessões fechadas, onde serão realizadas 24 apresentações e oito oficinas de teatro para público estimado em mais de 2 mil pessoas. As apresentações serão realizadas gratuitamente em escolas públicas municipais, estaduais e em espaços culturais da capital paranaense para público dirigido.

Projeto realizado com o apoio do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura – Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura Municipal de Curitiba. Incentivo: Ebanx e Universidade Positivo.

Sobre a Companhia

Fundada pelo diretor e dramaturgo Don Correa e o ator Brian Townes, a FALA Companhia de Teatro é sediada em Curitiba desde 2012. A companhia investiga a concepção de novas dramaturgias, e formas do público se relacionar diretamente com as obras. Dentre os trabalhos da companhia destacam-se os espetáculos: Parido (2012), Zero (2013), Gafanhoto (2013), Tutorial (2017), e Nós Outros (2018).

Serviço:

Espetáculo Nós Outros – Fala Companhia de Teatro

Quando: 13 de março (quarta)

Que Horas: 14h Onde: Teatro Novelas Curitibanas (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1.222 - São Francisco)

Duração: 70 minutos

Classificação: 14 anos

Quanto: Gratuito

Capacidade máxima: 50 pessoas

Informações: 41 3321 3358

Ficha Técnica

Direção e dramaturgia: Don Correa

Elenco: Diego Marchioro, Eduardo Ramos, Patrick Belem, Richard Rebelo

Composição musical: Paul Wegmann

Direção de produção: Michele Menezes

Produção Executiva: Gabriela Berbert

Cenário e Arte gráfica: Pablito Kucarz

Artista plástico: Max Carlesso

Figurinos: Fabianna Pescara e Renata Skrobot

Consultoria em antropologia: Paulo Homem de Góes

Assessoria de Imprensa: Glaucia Domingos​

Redes Sociais: Cleydson Nascimento

Produção: Pró Cult

Realização: FALA Companhia de Teatro

39 visualizações
bottom of page