Companhia dos Palhaços apresenta Deslady no Sesc da Esquina
top of page
Buscar

Companhia dos Palhaços apresenta Deslady no Sesc da Esquina


O espetáculo "Deslady", da Companhia dos Palhaços, foi selecionado para participar de um festival em Portugal, no segundo semestre. Para cobrir os custos da viagem, o grupo realiza uma sessão especial da montagem no SESC da Esquina (R. Visc. do Rio Branco, 969) no dia 23 de março, sábado, às 20 horas.

Toda a bilheteria será revertida para a viagem rumo ao Festival Internacional de Mulheres Palhaças, que acontece na cidade de Bolina, reunindo artistas de diversos continentes. Os ingressos podem ser comprados antecipadamente:

FOTO: NILTON RUSSO

Sobre o espetáculo

Uma das peças mais marcantes de William Shakespeare, "Macbeth", é revisitada pela palhaça Tinoca no espetáculo "Deslady". Em um solo, a atriz Nathalia Luiz discute padrões culturais negativos que perpetuam a violência. A peça produzida pela Companhia dos Palhaços estreou no ano passado, quando foi apresentada entre agosto e setembro no Espaço Fantástico das Artes. A direção é de Andréa Macera, com assistência de Margie Rauen.

“Deslady” é o primeiro trabalho solo da atriz Nathalia Luiz, a palhaça Tinoca, livremente inspirada em Macbeth, na tradução de Beatriz Viégas-Faria e com dramaturgia por Angélica Kauffmann.

Na trama, a palhaça Tinoca é apaixonada por dramas e resolve fazer uma montagem sozinha da peça de Shakespeare, mas ela só conhece a personagem de Lady Macbeth. Ela se vê dominada pelo poder da personagem e toda a violência que representa. Tinoca recorre à força feminina e ao próprio poder de transformação de Deslady para equilibrar esta energia da Lady. Lady Macbeth é uma das mais marcantes personagens femininas da dramaturgia, uma mulher poderosa e visceral, usada aqui para discutir padrões violentos e modos de existir opressivos.

Sobre Nathalia Luiz

Nathalia trabalha como palhaça desde os 15 anos, quando iniciou carreira amadora com participações em festas. Aos 18, trocou São Paulo por Curitiba, e começa sua formação profissional na área, onde foi conquistando espaço também como professora, produtora cultural, atriz e sócia e gestora da Cia dos Palhaços.

Criada em 2004, a Cia do Palhaços conta ainda com Eliezer Vander Brock (Palhaço Wilson) e Felipe Ternes (Palhaço Sarrafo), que pesquisam diferentes linguagens.

"Deslady" é um projeto da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Curitiba e conta com patrocínio de EBANX S/A.

22 visualizações
bottom of page