Inspirado na obra de Eduardo Galeano, espetáculo traz histórias verídicas de mulheres da resistência
top of page
Buscar

Inspirado na obra de Eduardo Galeano, espetáculo traz histórias verídicas de mulheres da resistência


O espetáculo “Para não morrer”, inspirado na obra “Mulheres”, de Eduardo Galeano, traz histórias verídicas de mulheres da resistência - célebres e anônimas - que transformaram o meio em que viviam. As apresentações serão nos dias 22 e 23 de março, às 20h, no Teatro Sesi São José dos Pinhai. Em cena, chama a atenção a atuação de Nena Inoue, vencedora do Prêmio Shell 2019 de Melhor Atriz pela performance.

Durante a apresentação, o público é convidado a refletir sobre temáticas femininas e feministas atreladas a questões histórico-políticas, especialmente da América Latina. O espetáculo, idealizado por Nena Inoue, conta com a dramaturgia do curitibano Francisco Mallmann e a parceria de criação de Babaya.

Sentada em uma poltrona, a atriz/narradora se apropria da palavra e dá voz a muitas outras ao rememorar grandes feitos de perseverança contra a opressão. Nena, em cena, apresenta uma narradora fisicamente limitada, mas que insiste em falar e que intersecciona distintas vivências e aprendizados, evocando muitas presenças e alternando força e ternura. A peça fala sobre luta, opressão e violência. Mas também trata de resistência, liberdade e afeto.

A Classificação etária é de 14 anos e o ingresso é solidário (1kg de alimento não perecível). O Teatro fica na Rua Quinze de Novembro, 1800, em São José dos Pinhais.

O espetáculo realizou, até o momento, 115 apresentações em várias regiões do País e, em 2017, foi indicado aos Prêmios de Melhor Espetáculo, Direção, Cenário, Figurino e Atuação. Foi premiado pelo Troféu Gralha Azul 2017 de Melhor Atriz pela atuação de Nena Inoue, que também foi indicada ao prêmio Botequim Cultural.

7 visualizações
bottom of page