Festival de Curitiba terá Segunda Mostra Circo-Teatro dos Comparsas
top of page
Buscar

Festival de Curitiba terá Segunda Mostra Circo-Teatro dos Comparsas


Comparsaria Cênica

Na programação do Fringe 2019, o público confere pelo segundo ano uma mostra dedicada exclusivamente ao circo-teatro. Produzida pela Comparsaria Cênica, a 2ª Mostra Circo-Teatro dos Comparsas leva ao público 15 atrações, apresentadas de 27 de março a 7 de abril. Além dos espetáculos da companhia, outros dois grupos estarão na mostra. Três atrações serão realizadas na Região Metropolitana de Curitiba.

Também conhecido como Teatro Popular de Pavilhão, a linguagem de circo-teatro é encenada por várias companhias em pequenas e médias cidades do interior do Brasil sob lonas de circo desde a primeira metade do século XX. As comédias são os principais espetáculos, que têm como protagonista um palhaço que passa por diversas situações cômicas, que ocorrem dentro de uma família, entre amigos, no emprego ou no lugar onde o palhaço mora. Além das comédias, o circo-teatro também possui espetáculos de melodrama circense, com histórias tradicionais de romance, além de peças infantis.

Comparsaria Cênica

Neste ano, a 2ª Mostra terá dez comédias encenadas pela Comparsaria Cênica em seu espaço, localizado no bairro Alto da XV. Nessas peças, o palhaço Borracha e a Trupe dos Comparsas vão passar por diversas situações do cotidiano nas quais Borracha será um dos principais causadores de confusões.

O diretor da Comparsaria Cênica, Helio de Aquino, fala da importância de promover pela segunda vez uma mostra dedicada exclusivamente para o circo-teatro na capital paranaense.

"As comédias e melodramas de circo-teatro fazem parte da história do teatro popular brasileiro e inspiraram várias companhias, principalmente durante o século XX. Trazer esse gênero novamente para o Fringe, no Festival de Curitiba, enriquece a pluralidade do festival e traz a uma grande cidade uma linguagem que ainda é uma das principais formas de entretenimento no interior do Brasil", explica.

A venda de ingressos acontece pelo site do Festival de Teatro de Curitiba e pelo aplicativo do Festival, disponível para Android e iOS, além das bilheterias físicas dos shoppings Mueller e Barigui.

Comparsaria Cênica

Melodrama

Após apresentação em temporada no Miniauditório do Teatro Guaíra entre setembro e outubro de 2018, o espetáculo "Avental Todo Sujo de Ovo", escrito por Marcos Barbosa e com direção de Helio de Aquino, será apresentado no Fringe Curitiba, dentro da 2ª Mostra Circo-Teatro dos Comparsas.

Vencedor do Prêmio Carlos Carvalho, da Prefeitura de Porto Alegre, no ano de 2004, como melhor texto teatral entre 249 obras brasileiras e norte-americanas inscritas, o espetáculo conta a história de Alzira, uma senhora que sofre com o desaparecimento do filho, Moacir. Ela encontra na religião uma forma de se fortalecer, enquanto fica à espera do retorno do jovem e cuida do esposo Antero, que sofreu um derrame. Alzira é amparada por sua comadre Noélia, madrinha de Moacir. O retorno de Moacir causa surpresa para os familiares.

Grupos convidados

Além das dez comédias apresentadas pela Comparsaria Cênica, outra será encenada na Segunda Mostra Circo-Teatro dos Comparsas pelo Circo de Teatro Tubinho - uma das mais conhecidas companhias de circo-teatro do país, que foi convidada para o evento. O palhaço Tubinho vem de São Paulo para Curitiba com sua trupe para apresentar o espetáculo "Tubinho de Minissaia" no Teatro Londrina, no Memorial de Curitiba.

Também será apresentado o espetáculo de rua "As Peripécias de Ama e Baltazar", uma peça infantil de rua produzida pela Cia Sonora, companhia curitibana que possui um tradicional repertório de espetáculos para crianças. As apresentações ocorrem nas praças Osório e Santos Andrade, além do Centro Cultural Wanda dos Santos Mallmann, em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.

Ações de rua

Além da Cia Sonora, a Mostra terá outra atração de rua: a Cortina Cômica, feita pela Comparsaria Cênica, com a apresentação de pequenas histórias, com alguns personagens cômicos do circo-teatro junto com o palhaço em situações cotidianas. As esquetes, assim como as peças, são apresentações tradicionais de circo-teatro. "Essa será uma oportunidade importante para levarmos para a rua as atrações do circo-teatro e torná-lo mais conhecido na capital do Paraná", diz o diretor Helio de Aquino. A Cortina Cômica será realizada nas Ruínas do São Francisco, em Curitiba, e no calçadão da Rua XV de Novembro, em São José dos Pinhais.

Oficina

Dentro da Mostra, o público também poderá participar de uma oficina de circo-teatro. Na atração "Aqui tem Circo-Teatro? Tem sim, senhor", os participantes vão aprender um pouco sobre essa linguagem de teatro popular, seus tipos cômicos e terão a oportunidade de colocar em cena aquilo que aprenderam durante a oficina. Nesta atração, a participação é gratuita, mas o número de participantes é limitado. Para participar, é necessário fazer inscrição no site da Comparsaria Cênica, por meio deste link: http://bit.ly/OficinadeCircoTeatro.

Serviço:

SEGUNDA MOSTRA CIRCO-TEATRO DOS COMPARSAS

Evento: Fringe 2019 - Festival de Teatro de Curitiba

Realização: Comparsaria Cênica, Fringe e Festival de Teatro de Curitiba

Quando: de 27 de março a 07 de abril

Horários: confira no site do Festival Teatro de Curitiba - www.festivaldecuritiba.com.br

Ingressos: vendas pelo site e app do Festival de Teatro de Curitiba, além das bilheterias dos shoppings Mueller e Barigui.

Sobre a Comparsaria Cênica

Em atividade em Curitiba desde 2013, a Comparsaria Cênica possui sede localizada na Rua Camões, 515, bairro Alto da XV, em Curitiba. No local, desenvolve atividades formativas voltadas para o teatro popular, aulas e apresentações teatrais todos os fins semana. Além de apresentar espetáculos do repertório tradicional de circo-teatro, a companhia também desenvolve outros trabalhos no drama, na comédia e na linguagem infantojuvenil.

20 visualizações
bottom of page