Buscar

Oficina promovida pelo Sesi experimenta relação entre corpo e projeção digital. Vagas são limitadas.


Para incentivar a criatividade e a inovação no segmento artístico, a oficina “Ação e Projeção” promovida pelo Sesi Cultura Paraná vai abrir espaço esta semana para discussão e experimentação da relação entre corpo e projeção digital. A capacitação gratuita será no Centro Cultural Sesi Heitor Stockler de França em dois dias, 29 e 30 de março, com vagas limitadas.

De maneira técnica e criativa, serão explorados os potenciais de interação entre ator/performer e projeção digital. Para isso, serão abordados conceitos de design, exercícios de interação direta entre performer e projeção, transmissão de câmera ao vivo e desenvolvimento de cenas tendo como eixo o recurso multimídia.

Estão disponíveis apenas 20 vagas para a oficina. Os interessados devem garantir inscrição via e-mail: contato@procultbr.com. Ao final do workshop, cada participante terá a oportunidade de elaborar uma composição artística.

Programação Datas: 29 e 30 de março Horários: dia 29, das 18h às 22h |dia 30, das 8h30 às 12h30 e 14h às 18h Valor: gratuito - mediante inscrição via e-mail contato@procultbr.com (20 vagas) Classificação: livre Local: Centro Cultural Sesi Heitor Stockler De França Endereço: Av. Mal. Floriano Peixoto, 458 – Centro Observação: espaço sujeito a lotação (inscrições antecipadas via e-mail)

Outra oficina oferecida esta semana gratuitamente é a de Realização Audiovisual. Nela, os participantes terão a oportunidade de conhecer os fundamentos da arte e da técnica de narrativa visual. O curso anual começa no dia 28 de março, no Teatro Sesi São José dos Pinhais.

Os conteúdos abordados passam pelas habilidades necessárias para escrever, decupar, produzir, fazer casting, dirigir, iluminar, filmar e editar curtas-metragens. A oficina é um grande momento de aprendizado para quem está começando na área ou busca aperfeiçoamento. A ideia é que professores e alunos possam trocar ideias e experiências, onde o foco será o mix de aprendizagem da teoria com a prática, desenvolvendo profissionais cada vez mais criativos e capacitados.

Outros pontos importantes que serão ministrados na grade são: fundamentos da direção cinematográfica, produção de cinema, estilos visuais, estética, direção de arte, direção de set, direção de atores, fotografia, som, história do cinema e roteiro. No total, serão produzidos quatro projetos durante o ano, um autorretrato (individual), dois curtas de 2min e 5min e um curta-metragem de 15 minutos.

Oficina Audiovisual 2019

Data: Março a Novembro (todas as quintas-feiras)

Hora: 18h às 22h

Duração: 4 horas

Classificação: 16 anos

Valor: Gratuito

Local: Teatro Sesi | São José dos Pinhais

Endereço: R. Quinze de Novembro, 1800 - Centro

Espaço sujeito a lotação (trocar ingressos no local com 30 minutos de antecedência)

Confira os módulos:

Projeto 01 Mise-en-scène Neste primeiro filme, será introduzida a mise-en-scene, dirigir um plano que visualmente conte uma história. Criar um momento dramático, se concentrar na dinâmica do plano que melhor pode expressar o drama. Este projeto irá treinar o motivo e a relação da câmera para criar drama, a escolha das lentes, distância e ângulos. Máx. 3 atores.

Tempo de set: 8 horas Tempo de edição: 4 horas Tempo da cena editada: 2 min

Projeto 02 Autorretrato Expressar suas emoções e criatividade em um projeto individual de 1 min.

Tempo de set: 4 horas Tempo de edição: 4 horas Tempo da cena editada: 1 min

Projeto 03 Continuidade Neste segundo filme, será introduzida a habilidade de continuidade de um film. Ao fazer uma “continuidade”, os participantes verão como o corte pode avançar a história e ainda sustentar a realidade da cena. Também será abordada a diferença entre tempo de filme e tempo real. O desafio será fazer um filme que mantem a continuidade na história, tempo e espaço. Nele, os participantes terão que desenvolver um conflito e sua resolução. Serão usados de 10 a 15 planos em uma sequência contínua, sem saltos no tempo ou ação. É essencial que o público acredite na realidade da cena.

Tempo de set: 16 horas Tempo de edição: 8 horas Tempo da cena editada: 5 ou 10 min

Projeto 04 Basic Film Livro de produção para ter “sinal verde”. 1. Objetivo: ideia do filme, argumento, sinopse e abordagem estilística em uma declaração concisa. 2. Roteiro, cenário, descrição dos planos, storyboards e planta baixa. 3. Análises: Intenção, realização, erros, orçamento, equipe técnica, equipe de trabalho.

Este projeto funciona como o projeto final do ano, colocando em prática toda a habilidade e conhecimento adquirido no ano, em um curta-metragem de até 15 minutos de duração. O objetivo é produzir um curta-metragem que demonstra toda a visão artística e pontos de vista do diretor, com o apoio de toda a equipe e suas funções.

Tempo de set: 24 horas Tempo de edição: 16 horas Tempo da cena editada: 10 ou 15 min

#CentroCulturalSESIHeitorStocklerDeFrança #CentroCulturalSesiHeitorStocklerdeFrança

8 visualizações