Buscar

Cantora baiana Luedji Luna abre programação 2019 do Projeto Brasis, no Teatro Paiol


Dez apresentações estão na programação do projeto Brasis no Paiol 2019, que traz entre abril e dezembro nomes como Bernardo Bravo, Tulipa Ruiz, e Anelis Assumpção. Em sua sétima temporada, o evento será realizado no antigo paiol de pólvora curitibano, que foi transformado em teatro e hoje é um símbolo cultural da cidade.

No primeiro show do evento, marcado para o dia 25 de abril, a cantora baiana Luedji Luna traz no repertório músicas de seu primeiro disco “Um Corpo no Mundo”, de 2017. Reunindo MPB, samba, ritmos africanos, o batuque baiano e o jazz, e letras que abordam temas sociais, o trabalho foi contemplado com o Prêmio Afro (2017) e o Prêmio Bravo na categoria Revelação (2018). O Teatro Paiol fica na Praça Guido Viaro, s/n - Prado Velho. Os ingressos já estão sendo vendidos na bilheteria e custam R$ 10.

A ideia do projeto começou em 2012, quando os produtores Bina Zanette (Santa Produção) e Heitor Humberto (Fineza Comunicação e Cultura) realizaram uma sequência de shows no Teatro do Paiol, com artistas de diferentes regiões do Brasil. A ideia central é mostrar as novidades, lançamentos, estreias e projetos especiais de artistas com trabalhos de relevância artística, que gerem interesse do público curitibano.

Em 2019, o projeto é realizado com o Projeto de Apoio e Incentivo à Cultura, da Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura Municipal de Curitiba. Conta com o patrocínio do Shopping Pátio Batel e o apoio do restaurante A Caiçara.

“O Teatro do Paiol é lugar muito especial. É muito legal ver o carinho que o público e os artistas têm com o espaço. Neste palco, a troca é diferente, é muito direta. Poder realizar este projeto em 2019, com artistas atentos ao momento e com obras atuais e importantes é uma alegria muito grande”, afirma uma das idealizadores do projeto, Bina Zanette.

Confira os demais artistas que se apresentam na programação deste ano:

- 23 de maio: Aláfia (SP)

Após sete anos de estrada e três álbuns lançados no Brasil e exterior, o Aláfia se prepara para turnê de lançamento do seu quarto álbum. Ligado às temáticas da cultura afrobrasileira e suas vertentes, como o candomblé, funk e o hiphop, o grupo propõe investigar mais a fundo a linguagem do samba soul, reverenciando ícones que construíram este gênero musical. Soma-se à esta linguagem, ainda, o referencial estético de George Clinton e do seu P-Funk, explorando mais as potências vocais e trazendo à tona reflexões políticas, sociais e raciais, marca predominante no trabalho da banda.

- 13 de junho: Tulipa Ruiz (SP)

A turnê do quarto álbum da cantora e compositora paulista Tulipa Ruiz chega a Curitiba pela primeira vez para um show “nude” no Paiol. Lançado em 2017, “TU” traz canções, nas palavras da própria artista, como se elas estivessem peladas, no formato voz, violão e poucas percussões.

- 11 de julho: Siba (PE)

O músico pernambucano Siba vem a Curitiba para o show de lançamento do seu terceiro álbum solo, que sairá neste semestre. Já é possível ouvir um gostinho do novo trabalho: no fim de fevereiro, lançou o single “Barato Pesado”. Siba fez parte do grupo Mestre Ambrósio e liderou o projeto Siba e a Fuloresta antes de lançar “Avante” (2012) e “De Baile Solto” (2015), discos de sua carreira individual.

- 15 de agosto: Duo + Dois: Duofel, Robertinho Silva e Carlos Malta (SP/RJ)

Neste projeto, a premiada dupla de violonistas Duofel convida dois consagrados músicos para um encontro de releituras e improvisações. No palco do Paiol, o percussionista Robertinho Silva, um dos principais nomes da percussão brasileira; e o multiinstrumentista Carlos Malta, conhecido como “escultor do vento” por sua performance com instrumentos de sopro, estarão reunidos para a estreia do projeto em Curitiba.

- 12 de setembro: Dow Raiz (Curitiba)

Revelação do hip hop nacional, o rapper curitibano Dow Raiz faz o show de lançamento de seu novo trabalho, “Danger”, no palco do Paiol, promovendo a mistura do rap com ritmos da cultura popular brasileira e influências africanas. Foi eleito pelo Prêmio Paraná Hip Hop como Destaque MC Solo em 2013, bem como vencedor da categoria Melhor Grupo e Disco do Ano, junto com o grupo Inthefinityvoz.

- 24 de outubro: Plutão já foi Planeta (RN)

Pela primeira vez em Curitiba, a banda Plutão já foi Planeta levará ao Paiol o repertório de seus dois primeiros discos, “Daqui pra Lá” (2014) e “A Última Palavra Feche a Porta” (2017). O quinteto esteve no palco do Lollapalooza em 2018 e foi vice-campeã do programa Superstar, da Rede Globo.

- 21 de novembro: Edgar (SP)

Edgar traz seu rap futurista pela primeira vez a Curitiba como parte da turnê de divulgação do álbum “Ultrassom” (2018). Ele começou costurando e vestindo lixo eletrônico para suas performances na rua e lançou um EP, um álbum e dois discos disponibilizados em formato de curta metragem. Sua voz, seu flow marcante e letras instigantes podem ser ouvidos também em discos de Elza Soares e Baiana System.

- 05 de dezembro: Bernardo Bravo (Curitiba)

Bernardo Soares Bravo traz a público o “Disco do Desassossego”, obra criada a partir do “Livro do Desassossego”, de Bernardo Soares. Por ter o mesmo nome do semi-heterônimo criado por Fernando Pessoa, ou por se confundir com ele, o disco foi criado a partir do mesmo processo do livro: de forma esparsa e lenta, quase oracular, tendo como pano de fundo a rotina de Bernardo Soares (Bravo). Paisagens da cidade trazidas para dentro de casa ou o coração à flor da pele no meio da rua.

- 19 de dezembro: Anelis Assumpção (SP)

Anelis Assumpção vem a Curitiba para o show de lançamento do seu terceiro álbum, “Taurina”, eleito pelo Prêmio Multishow como o melhor disco de 2018. A cantora e compositora mistura em seu trabalho vocais sensuais a arranjos irreverentes, pitadas de dub, afrobeat e grooves brasileiros. Seu disco anterior, “Amigos Imaginários” (2014), lhe rendeu o Prêmio Deezer de Artista do Ano, em 2014 e o prestigiado Prêmio APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) como Melhor Artista Revelação, no ano de 2015.

#LuedjiLuna #ProjetoBrasisPaiol #BrasisPaiol #BernardoBravo #TulipaRuiz #AnelisAssumpção #TeatroPaiol #BinaZanette #HeitorHumberto #Aláfia #Siba #DowRaiz #PlutãojáfoiPlaneta #Edgar

18 visualizações