Filmes tailandeses estarão em cartaz, de graça, na Casa Heitor Stockler de França
top of page
Buscar

Filmes tailandeses estarão em cartaz, de graça, na Casa Heitor Stockler de França


Cineclube Solax

O Cineclube Solax, projeto da Casa Heitor Stockler de França (Av. Mal. Floriano Peixoto, 458 – Centro), apresenta neste mês de abril uma série de produções tailandesas de mulheres cineastas. Trata-se de uma atividade voltada à apreciação, ao estudo e à discussão de obras cinematográficas realizadas por mulheres.

A partir de 10 de abril, serão exibidos filmes produzidos nas últimas décadas, oriundos de diferentes localidades da Tailândia e com abordagens distintas. Para traçar um percurso cinematográfico de cada diretora apresentada, são dedicados, sempre que possível, dois encontros para cada artista. Gratuitas e abertas ao público, as dinâmicas incluem a exibição de um longa-metragem seguida de debate sobre as obras e conversa com as cineclubistas.

As cineastas Anocha Suwichakornpong e Anucha Boonyawatana são tailandesas e com atuação contemporânea. A programação completa tem entrada franca e a curadoria das cineastas e pesquisadoras Deborah Zanatta e Camila Macedo.

 

Anocha Suwichakornpong (Tailândia) | 10 e 17 de abril | às 18h30

Interessada em retratar o lado oculto das histórias ou as perspectivas mundanas da vida cotitiana, a roteirista e diretora Anocha Suwichakornpong fundou em 2007 a produtora Electric Eel Films, sediada em Bangkok. Com o intuito de distribuir, projetar, realizar workshops e eventos relacionados ao audiovisual, a cineasta é co-fundadora do fundo de apoio e produção cinematrográfica Purin Pictures, no Sudeste Asiático. Em 2006, Anocha lançou Graceland, o primeiro curta-metragem tailandês a ser incluído na seleção oficial do Festival de Cannes.

Anucha

Anucha Boonyawatana (Tailândia)| 24 de abril | às 18h30

Diretora de cinema independente e também fundadora da G-Motif Production, uma das maiores produtoras de vídeos da Tailândia. Sendo a primeira transexual a ganhar o Filme Festival of Kerela, Anucha por meio de seus filmes esteticamente impecavéis e profundamente tocantes está mudando a forma como a sociedade tailandesa vê as pessoas LGBT.

44 visualizações
bottom of page