Espetáculo "Dezembro", de Diego Fortes, está em cartaz no Teatro José Maria Santos
top of page
Buscar

Espetáculo "Dezembro", de Diego Fortes, está em cartaz no Teatro José Maria Santos


Com texto do chileno Guillermo Calderón e direção de Diego Fortes, o espetáculo teatral “Dezembro”, d`A Armadilha Cia de Teatro, volta aos palcos, numa temporada gratuita de 3 semanas no Teatro José Maria Santos (Rua Treze de Maio, 655). Será apresentada de 18 de abril a 5 de maio, de quinta a domingo, às 20h, e nos sábados haverá uma sessão extra às 18h. O espetáculo estreou na Mostra Oficial do Festival de Curitiba no início de abril, com sessões lotadas e presença da crítica nacional.

FOTO EIKA YABUSAME

Com três atores em cena: Alan Raffo, Fernanda Fuchs e Ludmila Nascarella, Dezembro é uma obra potente que trata de assuntos graves como a xenofobia, a solidariedade, a guerra e os estados de exceção. Uma comédia ácida que convida o público a invadir a intimidade desta família e a refletir sobre questões tão pungentes ao nosso presente. O texto, traduzido pelo diretor Diego Fortes, é considerado pela crítica internacional como um dos mais provocativos e relevantes do teatro latino-americano recente.

Dezembro se passa num futuro próximo, onde o Chile está travando uma guerra contra o Peru e a Bolívia. Em Santiago, na véspera de Natal, o soldado Jorge e suas irmãs, Paula e Trinidad, discutem sobre política, nacionalismo e família, pois ele deve se apresentar ao exército no dia seguinte e voltar para o campo de batalha. As irmãs, gêmeas entre elas e ambas grávidas, discordam radicalmente sobre o que ele deve fazer: fugir ou lutar. Ao longo da noite, recebem algumas visitas inusitadas, descobrem segredos entre eles e a discussão culminará na decisão de Jorge.

Essa é a terceira obra latino-americana que Diego Fortes monta em menos de um ano: em 2018 encenou Molière da mexicana Sabina Berman, que conta com Matheus Nachtergaele no papel-título e também Poses para Dormir, da argentina Lola Arias, ambas obtendo sucesso de público. Nascido em Santiago do Chile, Guillermo Calderón é diretor, dramaturgo e roteirista. Escreveu Dezembro, Neva, Mateluna, Villa + Discurso, Kiss, entre outras peças. No cinema, colaborou no roteiro dos filmes Julieta se fue a los cielos, O Clube e Neruda – os dois últimos foram indicados a Melhor Filme Estrangeiro no Globo de Ouro.

Já Diego Fortes é natural de Curitiba. Ator, diretor e dramaturgo. Em 2001, iniciou A Armadilha, companhia pela qual realizou as peças Café Andaluz, Os Leões, Bolacha Maria, O Fantástico Coração Subterrâneo, entre outras. Escreveu e dirigiu O Grande Sucesso, texto pelo qual recebeu o Prêmio Shell de Melhor Autor em 2017. Em 2018, encenou Molière, de Sabina Berman, que conta com Matheus Nachtergaele no papel-título e também Poses para Dormir, de Lola Arias, ambas obtendo sucesso de público.

30 visualizações
bottom of page