Cia.Stavis-Damaceno comemora 15 anos com apresentações em 15 cidades paranaenses
top of page
Buscar

Cia.Stavis-Damaceno comemora 15 anos com apresentações em 15 cidades paranaenses


Cia.Stavis-Damaceno

Campo Mourão, Paranavaí, Arapongas, Apucarana, Toledo, Umuarama, Paranaguá, Castro, Irati, União da Vitória, Pato Branco, Francisco Beltrão, Pinhais, Campo Largo e Araucária. Estas quinze cidades vão receber a partir deste mês a turnê da Cia. Stavis-Damaceno de Teatro, de Curitiba, que comemora 15 anos de atividades, com uma série de apresentações pelo Paraná.

Fundada em 2003 pelo diretor e dramaturgo Marcos Damaceno e pela atriz Rosana Stavis (frequentemente apontada pelos críticos como uma das maiores atrizes do país), a companhia acumula em seu repertório espetáculos com alta relevância no cenário teatral brasileiro. Neste ano, Marcos Damaceno recebeu o Prêmio Shell pela dramaturgia de Homem Ao Vento, trabalho mais recente da companhia. Neste ano ainda, realizou com grande êxito a Mostra Stavis-Damaceno no Festival de Teatro de Curitiba, como parte das comemorações.

A fim de continuar a celebração de 15 anos, a companhia desembarca, pela primeira vez, em 15 cidades do interior, realizando 45 apresentações gratuitas dos trabalhos:

Árvores Abatidas ou Para Luís Melo (indicada aos Prêmios Shell, APCA e Aplauso Brasil);

Artista de Fuga;

e Psicose 4h48.

Além das apresentações, oficinas de teatro e de formação de plateia, debates e apresentações didáticas serão oferecidas gratuitamente à população. Um projeto aprovado no Programa Estadual de fomento e Incentivo à Cultura/ PROFiCE da Secretaria de Estado da Cultura/ Governo do Estado do Paraná com apoio da COPEL.

A primeira peça a circular por 7 cidades é Psicose 4h48, último texto da inglesa Sarah Kane que discorre sobre depressão psicótica e sobre o que acontece à mente de uma pessoa quando desaparecem por completo as barreiras que distinguem a realidade das diversas formas de imaginação. A montagem estreou em 2004 em Curitiba, rendeu a Rosana Stavis o Troféu Gralha Azul de melhor atriz do ano e, desde sua estreia, atingiu mais de 25.000 espectadores.

SOBRE PSICOSE 4H48

Representante da dramaturgia inglesa contemporânea, Sarah Kane tornou-se conhecida pelo modo como a sua carreira começou, com a extraordinária polêmica que provocou sua peça de estreia "Blasted" e, pelo modo como terminou: com seu suicídio e a encenação póstuma de sua quinta e última peça, Psicose 4h48.

Assista ao trailer:

Durante toda a sua curta vida, Kane foi atormentada por acessos depressivos. A cada nova ocorrência esses acessos foram gradativamente levando-a a um processo de suicídio que teve fim em 1999, aos 28 anos de idade. A experiência desses episódios e os tratamentos médicos a que teve que se submeter formaram a matéria-prima para a construção deste seu último texto.

Discorrendo sobre a doença e suas diversas consequências – em caso extremo, o suicídio – a peça apresenta um texto fragmentado, não linear, permeando entre o dramático, o lírico e o narrativo. “A peça se passa mais na mente da protagonista do que no consultório psiquiátrico que remete a cenografia. E isso influi nessa linguagem de devaneios que buscamos dar à encenação”.

“Psicose 4h48é um texto que pretende dar forma a algo que não tem forma, que são nossos pensamentos. Tivemos que estruturar a montagem somente na musicalidade e no ritmo das palavras, devido a não existência de trama, enredo, história e outros elementos característicos de uma dramaturgia convencional” – conta Damaceno.

O trabalho foi desenvolvido priorizando o tratamento do texto nas vozes dos atores como forma de não espetacularizar o tema, focando a atenção no texto da Sarah Kane e na atuação da Rosana Stavis, ganhadora do Troféu Gralha Azul por esta atuação e frequentemente apontada pela crítica especializada e profissionais diversos como uma das melhores atrizes do teatro brasileiro na atualidade.

FICHA TÉCNICA DE PSICOSE 4h48

Texto: Sarah Kane| Direção: Marcos Damaceno| Elenco: Rosana Stavis e Eduardo Ramos | Iluminação: Nadja Naira e Fábia Regina | Sonoplastia: Vadeco | Figurinos: Maureen Miranda | Design gráfico: Foca Cruz

FICHA TÉCNICA PROJETO CIA.STAVIS- DAMACENO – 15 ANOS

Circulação de Repertório 2019

Direção de Produção: Luiz Roberto Meira | Produtor Executivo e Local: Diego Marchioro| Design Gráfico: Pablito Kucarz | Assessoria de Imprensa: Fernando de Proença e Rachel Coelho| Realização Cia. Stavis-Damaceno

 

Próximas cidades:

CAMPO MOURÃO

Teatro Municipal de Campo Mourão

(Av. Comendador Norberto Marcondes, 684)

8 de maio às 20h e 9 de maio às 16h e 20h - ENTRADA FRANCA

PARANAVAI

Casa da Cultura Carlos Drummond de Andrade

(Rua Prof. Emílio MiljutinCogej, 116)

10 de maio às 20h e 11 de maio às 16h e 20h- ENTRADA FRANCA

ARAPONGAS

Cine Teatro Mauá

(Rua Uirapuru, 55 – Centro)

29 de maio às 20h e 30 de maio às 16h e 20h- ENTRADA FRANCA

APUCARANA

Cine Teatro Fênix

(Avenida Curitiba, 1215)

31 de maio às 20h e 01 de junho às 16 e 20h- ENTRADA FRANCA

UMUARAMA

Centro Cultural Vera Schubert

(Avenida Rio Branco, 3633)

05 de junho às 20h e 06 de junho às 16 e às 20h- ENTRADA FRANCA

TOLEDO

LOCAL A CONFIRMAR

07 de junho às 20h e 08 de junho às 20h- ENTRADA FRANCA

PARANAGUÁ

Casa Cecy

(Rua XV de Novembro, 499 – Centro)

11, 12 e 13 de junho às 20h- ENTRADA FRANCA

19 visualizações
bottom of page