Buscar

Criaturas Fantásticas: uma exposição de arte em que a criança é a protagonista


A exposição de arte inédita em seu formato "Criaturas Fantásticas" abre ao público neste sábado, 1º de junho, no Muma – Museu Municipal de Arte (Portão Cultural - Av. Rep. Argentina, 3.432), em Curitiba. O projeto é todo voltado à infância, elaborado para que a criança seja protagonista de sua experiência cultural, por meio de dispositivos interativos (recursos lúdicos, sensoriais e participativos), e de um ateliê que abre os espaços do museu para que ela faça parte da exibição.

Os ambientes foram projetados para as crianças explorarem os sentidos e as sensações, brincando e compartilhando. Não existem obras de arte para serem contempladas e compreendidas de maneira formal. O que existe são dispositivos que convidam à experimentação, ao convívio com o outro, à colaboração, ao toque e à reflexão. As peças que fazem parte dessa exposição têm como principal premissa a necessidade da ação do indivíduo e da participação do outro para gerar sentido: isto é, a obra só existe no encontro com as pessoas.

O projeto foi idealizado pelas produtoras culturais Ana Hupfer e Flavia Milbratz, da Gloriosa Produção Cultural – empresa que têm desenvolvido diferentes projetos culturais em Curitiba.

A exposição conta com mediadores para acompanhar o percurso das crianças e extrapola as paredes do museu, com uma frente de atuação junto à professores da rede pública de ensino, com oficinas de formação e distribuição de kits educativo – que são um apoio a esses profissionais para desenvolver o seu trabalho na sala de aula. Além disso, escolas da cidade e Região Metropolitana podem agendar gratuitamente a visita mediada para seus alunos.

A exposição tem entrada gratuita e fica em cartaz até o dia 1º de setembro. O projeto é realizado com incentivo do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura (PAIC), da Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba; e apoio cultural do Grupo Marista.

#CriaturasFantásticas #MUMA #AnaHupfer #FlaviaMilbratz #GloriosaProduçãoCultural

18 visualizações