Museu itinerante. Obras de Antonio Arney chegam a Guarapuava
top of page
Buscar

Museu itinerante. Obras de Antonio Arney chegam a Guarapuava


O Museu Oscar Niemeyer leva a Guarapuava, esta semana, obras da exposição “Estruturas e Valores”, do artista paranaense Antonio Arney. A mostra é um recorte da que foi apresentada no na capital recentemente, e fica em cartaz do dia 13 de junho a 28 de julho, no Centro de Artes Iracema Trinco Ribeiro (R. Mal. Floriano Peixoto, 1399).
Em seu papel de artista, Arney aponta novos significados, potências e descobertas, fazendo o público refletir sobre o reuso, a sustentabilidade, a reciclagem e a importância da memória das coisas e do tempo, todos temas essenciais e atuais. A curadoria da exposição é assinada por Adolfo Montejo Navas.
Fazem parte dessa exposição itinerante outras cinco obras que utilizam como técnica colagem, relevo e pintura, além do vídeo “Colmatagem”, de Eliane Prolik e Larissa Schip. As pinturas com colagens em madeira de Arney herdam aspectos da arte construtiva e unificam elementos geométricos a materiais usados e de rejeitos, trazendo uma discussão atual sobre a sustentabilidade, arquitetura, memória. As colagens em madeira nos falam de um mundo construído em respeito à natureza.
Nascido em 1926, em Piraquara, o artista é autodidata e aprendeu o ofício de marcenaria com seu pai. Sua longa trajetória profissional começou em Curitiba, desde o final dos anos 1950, com a participação no Círculo de Artes Plásticas. Em seu currículo constam inúmeros prêmios, sendo oito premiações no Salão Paranaense. Participou de importantes mostras nacionais e internacionais como: I e II Panorama de Arte Atual Brasileira – MAM/SP (1969 e 1970); XI Bienal Internacional de São Paulo (1971); Brasil Plástica 72; I e III Salão Nacional de Artes Plásticas (1978 e 1980), no Rio de Janeiro. Recentemente, realizou as individuais “Estações”, no Museu de Arte Sacra de Curitiba (Masac); “Outra Coisa”, no Museu de Arte (Musa)/UFPR, e “O Poeta e o Marceneiro”, na Galeria Boiler (Curitiba). Participa atualmente da exposição “Luz ≅ Matéria”, com obras do acervo do MON, em Curitiba.

15 visualizações
bottom of page