Súbita Companhia de Teatro comemora 12 anos com programação especial
top of page
Buscar

Súbita Companhia de Teatro comemora 12 anos com programação especial


Para comemorar o aniversário de doze anos, a Súbita Companhia de Teatro realiza uma série de atividades em Curitiba ao longo dos próximos meses. Serão várias ações que envolvem pesquisa, formação, intercâmbio e outras atividades. A Temporada de Repertório abre a programação, com apresentações gratuitas das peças “Amores Difíceis” e “Porque Não Estou Onde Você Está”, no Teatro Novelas Curitibanas entre os dias 27 de junho e 7 de julho.

A primeira, "Amores Difíceis" (foto de capa - Marco Novak), aposta na metalinguagem para investigar o amor e seus embates. Na tentativa de encenar o conto “Aventura de um esposo e uma esposa”, do escritor italiano Ítalo Calvino, quatro atores buscam referências em cenas teatrais clássicas para compreender o cotidiano de um casal que praticamente não se encontra. A peça estreou em abril de 2013 e teve duas indicações ao Troféu Gralha Azul, para Melhor Espetáculo e Melhor Direção - com Maíra Lour. As apresentações serão de 27 a 30 de junho, às 20h, com classificação indicativa de 16 anos. A entrada é gratuita.

Já em “Porque Não Estou Onde Você Está”, o elenco trata da relação peculiar entre um homem e uma mulher que constroem, ao longo do tempo, estratégias de convivência e de comunicação. Eles criam uma infinidade de regras para as suas ações cotidianas com uma linguagem própria, elaborada a partir de gestos e ações corporais que só eles compreendem. A partir da sobreposição entre presente, passado e futuro, memórias são reveladas num jogo cênico que reflete a dificuldade de interagir com o outro e que questiona a fragilidade das relações humanas.

Porque Não Estou Onde Você Está

O espetáculo estreou em 2012 e recebeu oito indicações ao Prêmio Troféu Gralha Azul, nas categorias: Melhor Espetáculo, Melhor Direção (Maíra Lour), Melhor Atriz (Janaina Matter), Melhor Atriz Coadjuvante (Helena Portela), Melhor Composição Musical (Edith de Camargo), Melhor Figurino (Cristine Conde), Melhor Cenário (Enéas Lour), e Melhor Iluminação (Beto Bruel). As apresentações serão de 4 a 7 de junho, às 20h, com classificação indicativa de 16 anos. A entrada é gratuita.

Foto: Olívia D'Agnoluzzo

No mês de outubro, o Encontro Internacional de Investigações Cênicas deve reunir artistas do Brasil, EUA e Argentina, em oficinas, falas públicas, lançamento de livro, apresentações de trabalhos, mesas de conversa e outros.

A Súbita surgiu em 2007, nos cursos livres da escola Pé no Palco. Menos de um ano depois, o primeiro espetáculo “Diga Onde Dói”, já chegou com a marca que ficaria impressa na trajetória do grupo, o processo colaborativo guiando os primeiros passos na criação de uma linguagem própria. Nos dois anos seguintes, mais dois espetáculos e a primeira indicação ao Troféu Gralha Azul, com “Coração de Congelador”.

14 visualizações
bottom of page