Artista curitibano lança livro inspirado na arquitetura de capitais brasileiras
top of page
Buscar

Artista curitibano lança livro inspirado na arquitetura de capitais brasileiras


Capitais Brasileiras de Adriano Catenzaro

No próximo dia 05 de Julho, às 19h, no Museu da Gravura (Solar do Barão), em Curitiba, o artista plástico Adriano Catenzaro recebe convidados e imprensa para o lançamento do seu primeiro livro de ilustrações. Em 128 páginas, a obra “Capitais Brasileiras” reúne uma série de 27 colagens que ilustram a identidade arquitetônica de diferentes regiões do Brasil. Cada ilustração foi feita manualmente com a colagem de recortes de papéis, recriando formas e detalhes de prédios, palácios, pontes e monumentos. O livro apresenta cada cidade no formato de um cartaz, com numeração identificando todos os ícones que foram retratados.

Segundo o artista, o objetivo do livro é fazer com que as pessoas conheçam a paisagem das diferentes regiões brasileiras, utilizando as referências arquitetônicas destes locais, possibilitando assim, o interesse e a descoberta de novos lugares, em um país tão diversificado e multicultural como é o Brasil.

O evento também marca o encerramento da exposição com as colagens originais, em cartaz no local, desde o dia 12 de abril. O projeto é realizado com o apoio do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura – Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba.

Capitais Brasileiras de Adriano Catenzaro

Cidades de Papel

Com pelo menos dois anos de pesquisa e execução, a série foi produzida utilizando aproximadamente 20 m² de papel colorido e 2 kg de cola em bastão para produzir 27 colagens, totalizando a representação de 1.056 ícones arquitetônicos brasileiros.

Capitais Brasileiras de Adriano Catenzaro

Sobre o Artista

Adriano Catenzaro é artista visual, designer e ilustrador, nascido em Curitiba, onde vive e trabalha. Produz obras que combinam técnicas de colagem com linguagens visuais, criando um improvisado mundo lúdico, no qual desenvolve uma variedade de ideias. (Re)aproveitamento de materiais e exploração de formas arquitetônicas são algumas das características presentes nas obras do artista. Selecionado para a 2º Mostra Bienal Caixa de Novos Artistas, 24º e 25º Salão Curitibano de Artes Visuais, 1º e 2º Salão de Artes Visuais de Pinhais e 5º Salão de Outono da América Latina, Catenzaro já participou de outras mostras, exposições e ações, como a Bienal de Curitiba e a Bienal de Taubaté.

49 visualizações
bottom of page